Almeirim sem rescisões na autarquia
07-09-2013 - Redacção
O programa de rescisões por mútuo acordo preconizado pelo governo ficará por agora no domínio da administração central. Almeirim não verá, assim, funcionários a serem gentilmente dispensados da autarquia.
Sendo este programa uma das estratégias do governo no cumprimento das metas exigidas pela troika e tendo sido a administração local um dos alvos previamente definidos, é com alguma incoerência que agora se assiste à sua limitação aos trabalhadores da administração central, no sentido de se reduzir o volume de funcionários públicos.
Hélder Rosalino confirmou este facto ao jornal Público acrescentando que “o programa não está ainda em condições de ser aplicado à administração local nos moldes em que decorrerá para a administração central”, informação esta corroborada por Rui Solheiro, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Importa relembrar que as autarquias poderiam eventualmente aderir a este programa, sendo assim livres da sua obrigatoriedade. Porém, uma vez que o seu início estava planeado para o mês das eleições, as suas intenções seriam de alguma forma goradas, pois poderiam influenciar o voto e não serem no momento oportuno no contexto das reformulações dos quadros de pessoal.
Assim, espera-se que após o período das eleições, a próxima opção de redução de pessoal se volte para as autarquias efectivamente.
Voltar |