Banco de Portugal encontra-se com os lesados do BES pela primeira vez
26-02-2016 - N.A.
Representantes da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) do Grupo Espírito Santo (GES), comprado aos balcões do BES, foram recebidos pela primeira vez, pelo Banco de Portugal, segundo fonte próxima das negociações.
O Banco de Portugal ae a AIEPC, reuniram-se na passada quarte-feira pelas 17H00 na sede do Banco de Portugal, em Lisboa.
O problema dos lesados que compraram papel comercial de sociedades do GES nos balcões do antigo BES já foi objecto de uma reunião na passada quinta-feira, entre o Banco de Portugal (BdP), a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e um representante do Governo.
Um dia antes, na passada quarta-feira, o primeiro-ministro, em Aveiro, acusou o BdP de estar “a arrastar uma decisão” sobre este processo, dizendo que está a impedir uma solução já aceite pelas partes.
Questionado sobre se o governador do BdP, Carlos Costa, devia deixar a liderança da instituição, António Costa respondeu que “o BdP goza de independência e o governador goza de um estatuto próprio.
“Tenho que lamentar a forma como a administração do Banco de Portugal tem vindo a arrastar uma decisão sobre esta matéria, a impedir que rapidamente a solução proposta pelo Governo e aceite pela maioria dos lesados do BES pudesse estar já implementada”, criticou nesse dia, manifestando esperança que “tão rapidamente quanto possível o BdP assuma a postura responsável que todas as entidades públicas e privadas estão disponíveis assumir”.
O Governo propôs um mecanismo de conciliação, mediação e arbitragem.
Voltar |