Arrendar casa em Lisboa custa 90% de um salário médio
12-02-2016 - Zap
O arrendamento de casas em Lisboa e no Porto atinge valores proibitivos para a maioria dos trabalhadores com salários médios da ordem dos 829 euros. Na capital, arrendar um T2 custa à roda de 760 euros.
O preço médio de um apartamento para arrendar em Lisboa constitui mais de 90% do rendimento médio dos trabalhadores portugueses que ronda os 829 euros mensais, conforme dados apurados pelo Dinheiro Vivo.
Esta publicação nota que arrendar um T2 na capital anda à roda dos 760 euros mensais.
No Porto, o preço médio para o arrendamento de um T2 situa-se nos 440 euros, adianta o mesmo site. Um valor um pouco mais baixo, mas ainda assim exigindo um esforço de 50% do rendimento médio.
“São rendas proibitivas para um casal com um rendimento médio”, destaca Romão Lavadinho, da Associação dos Inquilinos, no Dinheiro Vivo.
“Os proprietários ainda não perceberam que é preferível baixar o valor das rendas e terem as casas cheias, do que vazias”, diz este elemento, frisando que “a procura por rendas de valores entre 250 a 300 euros é enorme“, mas que “o valor das rendas raramente fica abaixo de 500 euros”.
Voltar |