Edição online quinzenal
 
Terça-feira 16 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Guilherme d'Oliveira Martins: 2016 o ano de todos os perigos

01-01-2016 - TSF

O antigo presidente do Tribunal de Contas e actual administrador da Fundação Gulbenkian com o pelouro da educação, deseja que 2016 seja o ano da ciência.

Com 2015 marcado pelas "incertezas do conflito do médio oriente e a emergência do tema dos refugiados", Guilherme d'Oliveira Martins considera a decisão alemã de acolher refugiados como "corajosa" e por isso vê em Angela Merkel a personalidade do ano findo.

Já "2016 inicia-se com inúmeros perigos no horizonte. Para Portugal deseja-se uma maior ligação entre a justiça social, o rigor e a sobriedade na utilização dos recursos", defende o administrador da Gulbenkian.

"Para a Europa, mais união política e coesão social", é o desejo do antigo presidente do Tribunal de Contas que agora volta a estar ligado ao meio educativo, por isso ele defende "que a educação e a investigação científica deverão constituir grandes prioridades nacionais mas também na cooperação internacional".

Antes de chegar à Gulbenkian e ao Tribunal de Contas, Guilherme d'Oliveira Martins foi ministro das Finanças e ministro da Educação nos governos de António Guterres, tendo ocupado também o cargo de ministro da Presidência. Foi deputado pelo PS e passou pela casa civil da Presidência da República, com Mário Soares. Oliveira Martins foi ainda fundador da Juventude Social-Democrata em 1974, tendo saído do PPD/PSD em 1979.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome