Academia Itinerarium XIV Sobre a realização da Tertúlia "Conversa entre amigos sobre o Natal da nossa terra e as nossas memórias"
24-12-2015 - N.A.
A Academia Itinerarium XIV promoveu no passado dia 20 de dezembro uma tertúlia com o tema do Natal, no Paço Real da Ribeira de Muge. O objetivo consistiu em colocar pessoas de várias gerações a falarem sobre um mesmo tema, nomeadamente com a vivência que houve sobre esta quadra em tempos idos, quando existia uma realidade social e económica bem diferente da que temos hoje. Não existindo regras, as conversas abordaram os mais variados temas, nomeadamente a parte gastronómica, a parte social e a religiosa. E fruto da inexistência de normas, a conversa naturalmente resvalou para outros temas que não o Natal. E ainda bem que assim foi. Quem participou ficou certamente mais rico, no que aos saberes e tradições diz respeito.
Foi ainda apresentado o livro de Manuel Evangelista "Versos - O Romanceiro da Ribeira de Muge", onde o autor apresenta não só o fruto das suas recolhas pelas pessoas mais velhas (os versos e as cantigas, com a riqueza do património oral que assim fica registado), mas também uma importante reflexão sobre os mesmos.
Caiba ainda referência que esta última atividade de 2015 da Academia Itinerarium XIV, inseriu-se no seu objetivo de dinamização e valorização do espaço do Paço Real da Ribeira de Muge, berço da localidade de Paço dos Negros.
Paço dos Negros, 21 de dezembro de 2015
A Academia Itinerarium XIV é formada por um grupo de cidadãos da Ribeira de Muge, e tem como objetivo da valorização do património histórico, arqueológico, molinológico, etnográfico e popular das comunidades que vivem junto à Ribeira de Muge. Adotou o nome da via romana que passaria nesta zona – O Itinerarium XIV. Tem desenvolvido vários momentos culturais, nomeadamente com os 500 anos do Paço Real da Ribeira de Muge (em 2011 e 2014), participação na iniciativa de âmbito nacional “Dia dos Moinhos Abertos” (em 2014 e 2015), e já trouxe três vezes a Paço dos Negros Deana Barroqueiro (autora do romance histórico “D. Sebastião e o Vidente”, com passagens no Paço Real da Ribeira de Muge). Para além disto, vai publicando no seu blog os mais variados artigos de opinião e de investigação dos seus elementos sobre a cultura da sua comunidade.
|
|
Partilha de memórias entre o público.
|
|
Distribuição de Bélhoses - Doce de Natal tradicional da Ribeira de Muge
|
|
Manuel Evangelista a apresentar o seu livro.
|
Voltar |