Volkswagen recusa compensar clientes europeus
27-11-2015 - ZAP
O grupo Volkswagen não está a equacionar indemnizar os clientes europeus que compraram carros com software fraudulento, ao contrário do que vai fazer nos EUA e no Canadá.
A notícia é avançada pelo Automotive News que cita um porta-voz do grupo que refere que “a compensação financeira será oferecida exclusivamente aos clientes nos EUA e Canadá“.
“A VW acredita que os consumidores europeus serão menos incomodados pelo escândalo porque os planos para uma chamada alargada dos carros afectados estarão em breve terminados. Nos EUA, as discussões com as autoridades sobre a solução proposta estão numa fase menos avançada”, acrescenta a publicação.
O grupo alega também que na Europa os carros ‘Clean Diesel’ (gasóleo limpo) são mais comuns, constituindo mais de metade dos carros vendidos, enquanto que nos EUA e Canadá são adquiridos por nichos da população.
Assim, o chamado “cartão oferta” da VW no valor de 1000 dólares (cerca de 940 euros) destinar-se-á apenas a norte-americanos e canadianos, conforme evidencia o Automotive News.
A publicação atesta ainda o avultado custo que a compensação dos consumidores europeus exigiria ao grupo germânico – contando os cerca de 1000 euros do “cartão oferta” e os 8,5 milhões de veículos envolvidos, a VW teria que gastar oito mil milhões de euros em indemnizações.
Já nos EUA, onde existem 482 mil casos fraudulentos detectados, os custos ficam-se pelos 453 milhões de euros.
Em Portugal, serão 125 mil os automóveis afectados pela fraude.
Voltar |