Confirmado: cérebro dos atentados abatido pela polícia francesa
20-11-2015 - Lusa
Abdelhamid Abaaoud, alegado mentor dos atentados da passada sexta-feira em Paris, foi abatido polícia francesa numa operação anti-terrorista esta quarta-feira.
O jihadista belga Abdelhamid Abaaoud, identificado como o homem que planeou os atentados de Paris da passada sexta-feira, foi morto pela polícia francesa, revelou o jornal norte-americano Washington Post.
De acordo com informações de fontes dos serviços secretos franceses citadas pelo jornal norte-americano, Abdelhamid Abaaoud terá sido morto durante a operação policial que teve lugar esta madrugada em Saint-Denis, no norte de Paris.
A operação, levada a cabo pelas forças anti-terrorismo gaulesa, que tinha como objetivo a captura de Abaaoud, resultou em dois mortos e sete detenções.
Segundo o Washington Post, um dos dois homens abatidos na operação é Abdelhamid Abaaoud.
Já esta quinta-feira, a procuradoria de Paris confirmou que o presumível cérebro dos ataques terroristas em Paris foi morto na ofensiva da polícia francesa em Saint-Denis.
O corpo de Abaaoud foi “formalmente identificado”, anunciou a procuradoria.
Também conhecido por Abu Omar al Baljiki, o militante do Estado Islâmico é belga de origem marroquina, e tinha 27 anos.
Abaaoud é um amigo de infância os irmãos Abdeslam, em particular de Salah, que se encontra a monte depois dos atentados na capital francesa.
Os três jihadistas cresceram juntos no bairro belga de Moleenbek, uma comunidade pobre de Bruxelas onde o pai de Abaooud tinha um estabelecimento comercial.
No último ano, Abaaoud terá planeado ou ajudado a planear pelo menos cinco ataques em solo europeu.
Abaaoud estará ligado ao ataque a um comboio com destino a Paris, impedido por dois soldados norte-americanos, e com um outro ataque contra uma igreja.
Estará também ligado à morte de dois homens numa operação antiterrorista em Janeiro, em Verviers, Bélgica.
Voltar |