O que diriam os Conselheiros de Estado a Cavaco Silva
13-11-2013 - TSF
Cavaco Silva ainda não convocou o Conselho de Estado para ouvir este órgão sobre a formação de um novo Governo. A TSF antecipou o que alguns lhe poderão dizer se forem chamados a Belém.
O PS fez o que devia ser feito é a leitura do socialista e conselheiro de Estado Manuel Alegre. O histórico do PS acredita que o acordo à esquerda tem pernas para andar e fala de um virar de pagina histórico dizendo que "a divisão política da esquerda" tem sido, "até agora o seguro de vida da direita, mas tal como o partido socialista não aceitou em 1975 ser satélite, ou um partido satélite, do PREC de esquerda, também não aceitou agora ser satélite do PREC da direita".
Agora, diz Alegre, o Presidente da República não tem outra alternativa. Manuel Alegre afirma que Cavaco tem de dar posse a António Costa porque "este Governo é constitucionalmente legítimo, é politicamente legítimo e é democraticamente necessário". Manuel Alegre é conselheiro de Estado e é isto que promete dizer a Cavaco, caso o Presidente da República ache necessário convocar o Conselho de Estado.
Outro Conselheiro de Estado, Alfredo Bruto da Costa, é da opinião que o Governo negociado à esquerda tem ainda mais legitimidade do que o da coligação PSD-CDS porque "é o encontro de partidos que no Parlamento formam maioria absoluta".
O antigo presidente do Conselho Económico e Social diz ainda que "é extremamente grave o que os políticos responsáveis estejam a meter na cabeça do povo desprevenido: todos nós sabemos que as eleições não são para escolher o primeiro-ministro. O argumento deles é: Passo Coelho foi escolhido pelo povo para primeiro-ministro, o que é uma falsidade".
Voltar |