"A situação dos reformados da Segurança Social e dos aposentados da CGA"
13-11-2013 - Eugénio Rosa
Análise da situação atual dos pensionistas mostrando que, contrariamente àquilo que o governo PSD/CDS tem sempre afirmado, a maioria dos pensionistas que recebem pensões mínimas não tiveram qualquer aumento desde 2010, o mesmo acontecendo com os restantes pensionistas.
Para além disso, utilizando os dados de 2014 divulgados recentemente pela Segurança Social, mostro que mais de 60% dos pensionistas do Regime da Segurança Social recebem pensões inferiores a 419,22? por mês, e que a pensão média de velhice paga pela Segurança Social continua a ser muito baixa - 429,27? por mês em 2014 - sendo a pensão média de invalidez ainda mais baixa (363,75?/mês).
Espero que este estudo seja um contributo para um melhor conhecimento da situação dos pensionistas no nosso país, um dos grupos da população que mais sofreu com a política de austeridade imposta pela ""troika" e pelo governo da coligação PSD/CDS. E relembrar isto pareceu-me importante, em primeiro lugar, porque o PSD e CDS continuam a procurar convencer os portugueses que as classes mais vulneráveis dos pensionistas foram "poupadas" aos efeitos da política de austeridade e, por outro lado, porque os partidos de esquerda andam debater um programa de governo, e é necessário que este grupo muito importante da população portuguesa não seja mais uma vez esquecido e sacrificado. E isto até porque, como mostro em livro a sair este mês, existem soluções técnicas que, implementadas, garantiriam a sustentabilidade da Segurança Social e da CGA sem fazer cortes nos direitos dos pensionistas como a direita e os defensores das seguradoras e dos fundos de pensões pretendem com as suas "reformas estruturais"
Eugénio Rosa
Economista

Voltar |