PS e PCP identificam "pontos de convergência" e vão continuar diálogo
09-10-2015 - TSF
Reunião entre António Costa e Jerónimo de Sousa "correu bem" e "num quadro de grande frontalidade". PCP promete viabilizar eventual governo socialista.
Durante cerca de uma hora, o secretário-geral socialista esteve reunido com o homólogo comunista na sede do PCP, em Lisboa.
António Costa disse que foi uma "reunião de diálogo muito franco que permitiu identificar pontos de convergência importantes".
Sem identificar quais as pontes entre os dois partidos, Costa referiu apenas que "a viragem da política de austeridade é um ponto cimeiro", pelo que "há condições para que seja desenvolvido um trabalho sério", garantiu.
Do lado comunista, Jerónimo de Sousa disse que "foi uma reunião produtiva mas um processo inacabado".
O Partido Comunista garante que não apresentou ao Partido Socialista qualquer caderno reivindicativo, apenas a "disponibilidade para rejeitar uma solução de governo PSD-CDS".
Garantindo que o diálogo com o PS decorreu num "quadro de grande frontalidade", Jerónimo de Sousa mostrou disponibilidade para apoiar os socialistas caso seja apresentada alguma moção de rejeição por parte de PSD e CDS: "O PS só não será governo se não quiser", disse Jerónimo acrescentando que o PCP mostrará "compreensão política" para impedir a aplicação da "dramática política seguida nos últimos 4 anos".
Os dois lideres decidiram continuar o diálogo entre PS e PCP.
Voltar |