OCDE calcula que o número de pedidos de asilo na Europa poderá atingir 1 milhão
25-09-2015 - Tsf
Para a OCDE a atual crise humanitária "não tem precedentes" e já teve um custo humano inaceitável. A organização admite que o número de pedidos de asilo pode chegar em 2015 a 1 milhão.
O jornalista Joaquim Ferreira com algumas das conclusões do relatório da OCDE
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) calcula que até ao final de agosto foram apresentados, na União Europeia, 700 mil pedidos de asilo e admite que esse número pode chegar a 1 milhão até ao final do ano. Só na Alemanha o número de pedidos poderá chegar aos 800 mil, a confirmar-se, isso representará 1% de toda a população do país.
Em 2014, foram registados um pouco mais de 600 mil pedidos.
Este ano foram detetados 500 mil atravessamentos ilegais de fronteiras na Europa e mais de 300 mil pessoas cruzaram o Mediterrâneo, sendo que mais de 40 mil eram crianças.
Neste relatório, a OCDE afirma que os refugiados que chegam à Europa não estão entre os mais pobres, nem entre os menos instruídos nos seus países de origem.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico alerta que mais do que uma crise de curto prazo, a atual situação pode prolongar-se durante vários anos e criar ansiedade em relação à imigração em vários países. Considera, por isso, crucial a adoção de políticas de integração e lembra que as crises do passado demonstraram que os migrantes podem também contribuir para o desenvolvimento social e económico dos países de acolhimento.
Voltar |