Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 15 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Estudo: IEFP limpa ficheiros e reduz desemprego em 60 mil casos

24-07-2015 - Luís Reis Ribeiro

No fim de junho, deviam aparecer inscritos quase 597 mil desempregados. Apareceram só 537 mil.

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), tutelado pelo Ministério do Emprego e da Segurança Social, "eliminou dos ficheiros" uma média de 56,3 mil desempregados por mês, desde o início do ano, e 60 mil só em junho, mostra um estudo do economista Eugénio Rosa. Esta operação de "limpeza" permite ao governo anunciar números de desemprego registado muito mais favoráveis, acusa.

De acordo com o investigador do gabinete de estudos da CGTP, que se baseou apenas em dados administrativos ("Informação Mensal do Mercado de Emprego"), no final de junho havia 596,7 mil pessoas desempregadas (os desempregados que "deviam estar inscritos no fim do mês". Em vez disso, o IEFP divulgou 536,6 mil pessoas nessa condição. Menos 60 mil casos em junho do que o anunciado.

Em janeiro, a diferença era de 41.105, diz o economista. "Fazendo as mesmas contas para os restantes meses conclui-se que "desapareceram" dos ficheiros dos Centros de Emprego 58.256 desempregados em fevereiro; 63.969 desempregados em março; 58.858 desempregados em abril; 55.859 desempregados em maio; e 60.046 desempregados em junho de 2015", escreve Eugénio Rosa.

Portanto, dá uma média de 56.349 pessoas a menos por mês a engrossar as fileiras do desemprego registado anunciado.

O sindicalista utiliza apenas dados administrativos oficiais. Vai às publicações estatísticas mensais de cada um dos meses anteriores para apurar o valor do desemprego no final do mês em causa. Este número torna-se, naturalmente, no valor do desemprego do início do mês seguinte.

Fonte: dinheirovivo.pt

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome