Edição online quinzenal
 
Domingo 14 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Cavaco. Portugal a salvo das medidas “bastante duras” que a Grécia terá de cumprir

17-07-2015 - RR

Cavaco falava no Palácio de Belém após se ter reunido com o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, reconheceu esta quinta-feira que a Grécia terá de adoptar medidas "bastante duras" para corrigir a "situação caótica na sua economia", mas declarou que as mesmas não afectarão o desenvolvimento económico de Portugal.

"Estou convencido que as medidas bastante duras que a Grécia terá de tomar para corrigir uma situação dramática e uma situação caótica na sua economia e no seu sistema financeiro não afectarão o desenvolvimento económico e social de Portugal", declarou o chefe de Estado.

Cavaco Silva falava no Palácio de Belém após se ter reunido com o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, em visita de Estado a Portugal.

Para o Presidente da República, o tempo da visita do seu homólogo moçambicano é "muito particular", numa altura em que passam 40 anos de independência do país, e este momento "diz muito também a Portugal, não apenas a Moçambique".

"É forte a vontade das duas partes de reforçarem a cooperação em todos os domínios", vincou Cavaco Silva, que destacou o papel das empresas portuguesas no país e a confiança das mesmas "no futuro da economia de Moçambique".

"Sabemos bem que a estabilidade política e que a paz são decisivas para o desenvolvimento económico e social de Moçambique", advogou o Presidente da República, reconhecendo todavia que é possível "fazer mais ainda" na cooperação entre os dois países, nomeadamente a nível de investimentos e comércio.

E acrescentou, dirigindo-se a Filipe Nyusi: "Pode contar connosco para trabalharmos em conjunto tirando partido dos laços de amizade, história e língua, para contribuir ainda mais para o desenvolvimento económico e social de Moçambique".

Cavaco Silva destacou também a "visão comum" entre os dois Estados na necessidade de haver uma "consolidação da ordem institucional na Guiné-Bissau".

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, iniciou hoje formalmente uma visita de Estado a Portugal, a convite do seu homólogo português Aníbal Cavaco Silva. Esta visita é a primeira que o chefe de Estado moçambicano, empossado a 15 de Janeiro, realiza fora do continente africano.

Fonte: Rádio Renascença

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome