Plataforma Saúde em Diálogo pede aos partidos políticos "um acordo de longo prazo"
26-06-2015 - Joaquim Ferreira
A plataforma que junta 43 associações de doentes, de consumidores e de profissionais de saúde defende que os problemas da saúde em Portugal não se podem resolver com ciclos políticos. Para hoje está marcado um debate com representantes dos partidos políticos.
A presidente da Plataforma Saúde em Diálogo reconhece que em Portugal os compromissos políticos de longo prazo são raros. Mas, Maria do Rosário Zinke diz que a área da saúde precisa de uma estratégia que não esteja dependente dos ciclos eleitorais; "é muito importante que a saúde seja olhada como uma prioridade de longo prazo, que os partidos sejam capazes de se entender e de tomar medidas que vão para além dos escassos 4 anos de cada legislatura".
Os resultado da falta desse acordo político de longo prazo estão, diz Maria do Rosário Zinke, à vista: "vemos a questão das listas de espera, vemos doentes sem médico de família, as doenças crónicas não têm o tratamento adequado".
O envelhecimento da população e as doenças crónicas que afetam mais de 80% dos europeus com idade superior a 65 anos são questões que esta plataforma considera prioritárias. Espera , por isso, que mereçam uma atenção especial nos programas eleitorais que estarão em debate nas próximas legislativas.
A reunião desta terça feira entre Plataforma Saúde em Diálogo e os representes do PSD, PS, CDS e PCP está marcada para as 19:00 na Direção-Geral do Consumidor, em Lisboa.
Fonte: TSF
Voltar |