Edição online quinzenal
 
Domingo 14 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Especialista: Redução da TSU pode pôr em risco sustentabilidade da Segurança Social

05-06-2015 - RR

O Plano Nacional de Reformas diz que é preciso cortar 600 milhões num futuro próximo e a ministra das Finanças admite que um dos caminhos pode ser através de cortes nas actuais pensões.

O economista Miguel Coelho defende que a redução da TSU pode pôr em causa a sustentabilidade da Segurança Social.

Este especialista, com obra publicada sobre o futuro da Segurança Social, mostrou-se muito crítico quanto à proposta socialista. A redução da TSU paga pelos trabalhadores é a medida mais polémica apresentada primeiro no cenário macroeconómico e, depois, nas linhas gerais do programa socialista que tem estado em debate público.

Segundo Miguel Coelho, é errada a ideia de que assim os trabalhadores ficam com mais dinheiro para dinamizar a economia. “O custo da redução da TSU pode atingir em 2019 cerca de 1.500 milhões de euros. Tenho muitas dúvidas que esta redução tenha um efeito na economia que seja compensatório”, justificou à Renascença.

O PS propõe, então, “uma redução progressiva e temporária da taxa contributiva dos trabalhadores, a qual devera atingir um valor máximo de quatro pontos percentuais em 2018, iniciando a partir de 2019 uma diminuição dessa redução, que se processara em oito anos”. Ou seja, a TSU dos trabalhadores, que actualmente é de 11%, descerá progressivamente até atingir os 7% em 2018. E, depois, voltará a subir até regressar aos 11% em 2026.

“Eu diria que é um caminho muito estreito”, sublinhou o economista.

Este é um dos assuntos do momento: o futuro da Segurança Social ou a falta dele. O Plano Nacional de Reformas diz que é preciso cortar 600 milhões num futuro próximo e a ministra das Finanças admite que um dos caminhos pode ser através de cortes nas actuais pensões.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome