Edição online quinzenal
 
Domingo 14 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Estado contrata contabilista da Tecnoforma para gerir dívidas do BPN

15-05-2015 - DN.pt

A Parvalorem, presidida por Francisco Nogueira Leite - que trabalhou com Passos Coelho na Tecnoforma - contratou o antigo contabilista da empresa para trabalhar na recuperação de dívida do BPN.

Francisco Banha, o antigo responsável pelas finanças da Tecnoforma - a empresa que, em tempos, foi  gerida por Pedro Passos Coelho, atual primeiro-ministro - foi agora contratado por Francisco Nogueira Leite, presidente da Parvalorem, a empresa sob a alçada do Estado que gere as dívidas do BPN que não transitaram para o Banco BIC.

Banha, que tem uma empresa de contabilidade e consultoria, foi contratado sem concurso, segundo o jornal Público, em regime de "avença experimental" para prestar serviços à direção de apoio à gestão e  reporting da Parvalorem, numa altura em que ocorre na empresa  um processo de despedimento coletivo de 49 dos 226 funcionários.

Recorde-se ainda que o próprio presidente da Parvalorem, Francisco Nogueira Leite, foi nomeado pela ministra das Finanças para chefiar a parte do BPN que ficou sob a alçada do Estado e também ele foi parceiro de Passos Coelho na administração da Tecnoforma.

Confrontado pelo  Público com a contratação da empresa de Francisco Banha - a Gesbanha - o presidente da Parvalorem garante que os serviços da empresa eram necessários para "lidar com questões muito específicas" que não podiam ser resolvidas por nenhum funcionário da casa, daí que não colida com o despedimento coletivo em curso que, diz o gestor, tem como objetivo corrigir "situações insustentáveis", como a presença do filho de Oliveira e Costa nos quadros, e abrange "pessoas sem funções atribuídas" e "quadros dirigentes".

Nogueira Leite revelou ainda que a avença é pequena, de 2500 euros, e experimental, renovável por períodos de dois meses.

Mas a Comissão de Trabalhadores tem uma versão diferente da do presidente da Parvalorem, garantindo que na lista dos despedimentos se encontram "dois membros da Comissão de Trabalhadores, um delegado sindical, uma colega em licença de maternidade, uma grávida e uma colega que estava de baixa por gravidez de risco".

De acordo com o  Público, não é a primeira vez que Francisco Banha presta consultoria a empresas onde Nogueira Leite é administrador: o contabilista da Tecnoforma já trabalhara para o atual presidente da Parvalorem na Ecosaúde e na Fernave. E Banha terá, segundo o jornal, uma relação estreita com um dos maiores devedores da Parvalorem, Arlindo de Carvalho, que foi ministro da Saúde do PSD. O ex-governante e o seu sócio no Grupo Pousa Flores, José António Neto, têm uma dívida de 65 milhões à Parvalorem, mas são ambos membros de um clube dinamizado por Francisco Banha, dos "business angels", que investem em novas empresas a necessitar de capital.

No entanto, o responsável da Gesbanha garantiu ao  Público que a sua empresa é "muito rigorosa a analisar os seus potenciais conflitos de interesses" e que neste caso não deixou de fazer esse exercício.

Fonte: DN.pt

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome