ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE SARGENTOS
24-04-2015 - ASN
Defender a Constituição da República! Defender os Valores de Abril!
Estamos a celebrar os 41 anos da Revolução de Abril, e da concretização do sonho de um Portugal livre, democrático, soberano e independente e os 40 anos da Assembleia Constituinte.
Ao celebrar Abril, devemos continuar a defender conquistas fundamentais que vieram a ser consagradas na Constituição de 1976, tais como o direito à Saúde, universal e gratuita; o direito à Segurança Social, com apoio na doença, no desemprego, na velhice e na invalidez; o direito à Educação; o direito ao Trabalho com direitos, ao salário mínimo nacional e às férias pagas; o direito à Habitação condigna; o direito à Igualdade entre homens e mulheres e tantos outros direitos que se encontram desde há alguns anos para cá, seriamente ameaçados. Hoje, mais de dois milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza.
Para além destes direitos de aplicação geral para os portugueses que estão a ser desrespeitados, existem questões específicas dos militares que se encontram em processo de alteração, colocando em perigo a Condição Militar.
Entre estas questões estão as graves, penalizantes, senão mesmo ofensivas alterações ao Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR) feitas à revelia daqueles a quem o Estatuto se vai aplicar; estão as graves alterações ao sistema de assistência na doença aos militares e suas famílias; estão as situações em que somos confrontados com as repetidas deficiências e insuficiências nos serviços prestados pelo Hospital das Forças Armadas.
Em simultâneo, mas quase que “às escondidas”, procede-se à actualização dos Suplementos de Despesas de Representação, exclusivamente para cargos de Comando, Direcção e Chefia, aprofundando o fosso das diferenças salariais entre comandantes e comandados, numa acção susceptível, essa sim, de colocar em causa a coesão e a disciplina no seio das Forças Armadas.
Na defesa da Constituição da República e dos Valores de Abril apelamos aos militares e respectivas famílias que participem nas comemorações populares do 41º aniversário da Revolução de Abril:
- No dia 24 de Abril, a partir das 20H00, nas comemorações populares, na Praça Paiva Couceiro, em Lisboa;
- No dia 25 de Abril, a partir das 14H45, no desfile popular na Avenida da Liberdade, em Lisboa;
- No dia 26 de Abril, a partir das 12H30, no almoço comemorativo promovido pelas associações e clubes militares, na Quinta do Cordeiro, em Vale de Milhaços, Corroios. Inscreve-te para o almoço! Contacta o Delegado da tua unidade ou contacta com a sede da ANS!
A participação dos militares e suas famílias é fundamental! Não podemos estar à espera que outros façam aquilo que deve ser nossa missão e objectivo:
Defender Abril! Defender a Constituição da República Portuguesa!
Voltar |