Grécia tem novo plano para resolver problema da dívida
06-02-2015 - TSF
O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, já não fala em perdão da dívida, mas num «menu de troca de dívida». Atenas explica que o plano seria uma engenharia inteligente de dívida, baseada em dois tipos de pagamento.
A Grécia propõe pagar a dívida primeiro, com uma taxa indexada ao crescimento da economia e segundo, com aquilo que chama de obrigações perpétuas.
Esta é a proposta que Yanis Varoufakis, o novo ministro das Finanças grego, está a apresentar aos parceiros europeus.
Uma fonte ligada ao processo revela que Varoufakis ainda não discutiu a proposta nem com o Banco Central Europeu, nem com a Alemanha. Também não adiantou o valor que estaria em causa, preferindo dizer que é um trabalho em progresso.
Em declarações ao Financial Times, Yanis Varoufakis revela que em vez de pedir os 7 mil milhões de euros de ajuda, a Grécia pedirá agora cerca de 2 mil milhões, para os próximos quatro meses.
A intenção é pagar de acordo com o crescimento da economia e através de obrigações perpétuas. Ao mesmo tempo, a Grécia promete avançar com as reformas e cobrar impostos aos mais ricos. O ministro diz mesmo que é preciso começar pela cabeça e só depois chegar à cauda do peixe.
Apesar do plano menos radical, Varoufakis mantém uma certeza, a de que o plano de resgate acordado com a troika tem de recomeçar do zero. O responsável das finanças de Atenas admite que tem a desvantagem de ser inexperiente, mas, sublinha, tem o benefício de ainda não ter vendido a alma ao diabo, nem tencionar fazê-lo.
Voltar |