Havana faz prova de vida de Fidel Castro
06-02-2015 - Publico.pt
Os principais jornais cubanos, incluindo o Granma, órgão oficial do Partido Comunista de Cuba, publicaram esta segunda-feira fotos de um encontro de Fidel Castro com o líder estudantil Randy Perdomo García, que ocorreu a 23 de Janeiro. Fidel, sempre sentado, aparece de fato de treino e sorridente, concentrado na conversa com o estudante que terá durado mais de três horas.
Perdomo García relatou no Granma o encontro que descreve como “a maior honra” que já teve. Realça a secretária de Fidel “coberta de recortes de imprensa”, que comprova “o seu lendário interesse em estar informado de tudo.” Um Fidel “cheio de vida”, “troçando, com essa vitalidade, de quem pretende fazer crer que ele já cá não está”.
Os rumores sobre a morte do ex-Presidente são recorrentes, desde que em 2006 cedeu o poder ao seu irmão Raúl Castro por razões de saúde. Fidel já não aparece em público há mais de um ano e foi notado o seu silêncio sobre a reaproximação histórica entre Cuba e Estados Unidos, anunciada a 17 de Dezembro, e sobre a subsequente libertação de agentes cubanos detidos pelos americanos.
Só na semana passada é que as autoridades cubanas divulgaram uma carta do antigo comandante em que este aprova implicitamente a política de normalização das relações com os Estados Unidos. O brasileiro Frei Betto, que é amigo de Fidel Castro e o visitou também na semana passada, disse ao canal brasileiro Globo que o encontrou totalmente lúcido e optimista sobre a reaproximação aos Estados Unidos.
Mas são estas fotos do encontro com o líder estudantil que constituem o sinal de vida mais recente do dirigente cubano, o que para Randy Perdomo García não deixará de constituir “uma notícia de alegria para o povo [cubano] e de transcendência mundial”.
Voltar |