É grave a situação que se vive em Almeirim no Centro de Saúde
30-01-2015 - N.A.
O Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, face à situação grave que se vive no Centro de Saúde, reuniu-se com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
Após uma reunião com o Sr. Ministro da Saúde, foi agendada uma visita a o terreno com o Sr. Vice-presidente da Administração Regional de Saúde, Dr. Luís Pisco.
Na passada segunda-feira (26/1), para além da ida ao Centro de Saúde de Almeirim, foram ainda às extensões de saúde de Marianos e Raposa, que se encontram encerradas por falta de médicos.
Da reunião, resultaram um conjunto de compromissos que o Presidente da Câmara espera que se tornem realidade, nomeadamente:
- a colocação de um médico em Almeirim, em resultado de um concurso que decorre neste momento e que deverá terminar durante o próximo mês de Fevereiro;
- a disponibilidade em aumentar para o dobro as horas de prestação de serviços de médicos das “empresas que colocam médicos”, que não sendo o ideal é uma forma de minimizar o problema e que na prática resultará em mais dois clínicos;
- a possibilidade de com a nova legislação, celebrar acordos com entidades do sector social, onde se poderão encontrar meios para reabrir as extensões agora fechadas;
- o reforço com novos clínicos no Centro de Saúde, em virtude do concurso que será realizado em Setembro e que visará a colocação de cem novos clínicos;
Segundo nota do Presidente, “oram ainda abordadas possíveis formas de colaboração entre a Câmara e a ARS na área da prevenção e cuidados de saúde na comunidade”.
Desta forma, se todas estas premissas forem concretizadas, nos meses de Fevereiro ou Março, assistiremos a uma alteração do estado - actualmente precário - dos cuidados de saúde no Concelho, através do reforço de médicos, que longe de ser o ideal, será com certeza melhor do que agora existe.
Diz o Presidente da Câmara, Pedro Ribeiro, que nesta matéria não pode fazer muito mais que “pressionar e alertar quem decide dos problemas” que existem. Para além disso, tem “apresentado propostas concretas para resolução do problema”, as quais espera que produzam os seus resultados, pois o autarca, na avaliação que faz deste encontro, pensa existir sensibilidade sincera para a resolução do problema.
Voltar |