Edição online quinzenal
 
Sábado 13 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Projecto do TGV custou 153 milhões de euros

09-01-2015 - N.A.

O projecto ferroviário português de alta velocidade (cancelado em 2012), cuja execução exigiria um investimento de 11.600 milhões de euros, não teria “viabilidade financeira”, de acordo com a auditoria do Tribunal de Contas (TC).

“Os estudos preliminares demonstraram que o investimento na rede ferroviária de alta velocidade não apresentava viabilidade financeira. Os mesmos estudos demonstraram que o eixo Lisboa-Madrid, o primeiro que seria implementado, também seria financeiramente inviável”, refere a auditoria, revelada esta segunda-feira, 5, sobre o projecto iniciado em 1988 e cancelado em 2012.

O investimento seria implementado com base num modelo “sem paralelo em termos internacionais”, assente em seis contractos de Parceria Público-Privada (PPP) e cujos encargos para os parceiros públicos ascenderiam a 11.600 milhões de euros.

Assim, para além da falta de viabilidade financeira, o TC detectou “algum excesso de optimismo” na tentativa de implementar um modelo não testado “sem a utilização do que habitualmente se designa por projecto-piloto”.

Cancelado em 2012, o projecto teve como impactos financeiros 120 milhões de euros gastos em contratação externa, ao longo de cerca de 12 anos de estudos, e 32,9 milhões de euros despendidos em custos de estrutura da RAVE, empresa constituída em 2000 para o desenvolvimento dos estudos necessários e lançamento dos procedimentos de contratação.

Fonte: Público

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome