Comissão Europeia diz que Portugal está em risco de incumprimento do défice
05-12-2014 - N.A.
A Comissão Europeia recomenda que Portugal implemente medidas de consolidação orçamental além daquelas que foram apresentadas na proposta de Orçamento para 2015. De acordo com o órgão europeu, o país ainda não está a fazer o esforço orçamental necessário para assegurar que o orçamento de 2015 cumpre o pacto de estabilidade.
Para o Executivo europeu, Portugal é um dos sete países que está em risco de não cumprir as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento, já que o orçamento apresentado pelo Governo, a 15 de Outubro, arrisca um défice acima dos 3% no próximo ano.
Portugal apresentou, perante a Comissão Europeia, uma proposta de orçamento para 2015 que prevê um défice de 2,7% do PIB no final deste ano, abaixo do limiar dos 3% do pacto de estabilidade, mas acima dos 2,5% que tinham ficado acordados com os credores internacionais (aquando do programa de ajustamento).
Para além de Portugal, a Comissão receia que a Bélgica, Espanha, França, Itália, Malta e Áustria também venham a violar os limites de défice orçamental e dívida pública.
Voltar |