Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 12 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Detido o ex-primeiro ministro José Sócrates por suposta relação com um caso de corrupção

22-11-2014 - N.A.

O ex-primeiro ministro José Sócrates foi detido a noite passada, sexta-feira, no aeroporto de Lisboa, para ser interrogado por uma suposta relação com um caso de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal, segundo informou o gabinete do Procurador Geral da República num comunicado.

Sócrates foi detido quando chegava de Paris. A polícia também deteve outras três pessoas relacionadas com o caso.

Os outros três detidos, tratam-se segundo o “Jornal Sol”, de Carlos Santos Silva (administrador do grupo Lena e amigo de Sócrates), Gonçalo Ferreira (advogado na Proengel, uma empresa de Carlos Santos Silva) e Joaquim de Castro Lalanda (representante em Portugal da Octpharma, uma companhia farmacêutica multinacional para quem o ex primeiro-ministro está trabalhando desde 2013).

Os três detidos foram presentes ao Juiz de instrução durante o dia de sexta-feira, e os interrogatórios se prolongarão até este sábado. Também hoje, o quarto acusado, José Sócrates, comparecerá perante o juiz, esclarece o comunicado da Procuradoria-geral da Republica.

José Sócrates, de 57 anos, foi nomeado primeiro-ministro de Portugal em Março de 2005. Tornou-se em primeiro-ministro e governou com maioria absoluta. Abandonou o governo em Julho de 2011 pela recusa do parlamento em aprovar o seu plano de austeridade.

Depois de mais de seis anos de governo, Sócrates mudou-se para Paris, onde estudou longe da vida política portuguesa. Em Março de 2013, regressou aos cenários políticos com uma entrevista à RTP.., e em Abril desse mesmo ano se converteu em comentador da televisão publica.

Nessa entrevista, Sócrates negou todas a acusações de manter uma vida de luxo em Paris. “Só tenho uma conta bancária com mais de 25 anos. Jamais tive dinheiro no estrangeiro. A primeira coisa que fiz quando saí do Governo foi pedir um empréstimo ao meu banco”, explicou então.

Fonte: Europa Press

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome