Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 12 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Estudos indicam que mais de 22 mil espécies estão em risco de desaparecer

21-11-2014 - N.A.

O atum vermelho do Pacífico e um tipo de camaleão gigante estão entre as 22413 espécies, a nível mundial, em risco de extinção, de acordo com a versão actualizada da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas. O documento foi hoje apresentado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) numa conferência sobre parques naturais em Sidney na Austrália.

A sobre-exploração humana de recursos marinhos e agrícolas está entre as causas apontadas pelos especialistas. De acordo com o documento, Portugal é o quarto país da Europa com mais espécies em risco de extinção, num total de 254 ameaçadas, das 1223 analisadas. Espanha tem um total de 552 e está em primeiro lugar a nível europeu.

Moluscos e peixes estão entre os grupos de animais mais afectados, em território nacional, com 76 e 54 espécies ameaçadas, respectivamente. A nível mundial, os peixes e os anfíbios são os grupos taxonómicos com maior número de exemplares em perigo.

Os especialistas da IUCN referem, em comunicado, que há uma necessidade de fazer uma boa gestão das áreas protegidas. Das 76199 espécies avaliadas, metade estão nestas áreas. “Apenas 25% são geridas de forma eficaz e isso é preocupante”, alerta Jane Smart, responsável na instituição pela área da biodiversidade.

Paulo Santos, presidente do Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens, denota preocupação com estes dados e alerta que nem “todos os ecossistemas estão cobertos por áreas protegidas”. “Há muitas espécies perto da extinção nestas áreas. Estes espaços não são suficientes e apenas retardam o desaparecimento dos seres vivos”, acrescenta.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome