Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 5 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Novo Governo: eis os nomes dos ministros do XXV Governo, o segundo de Luís Montenegro

06-06-2025 - Ana Lemos, Rita Carvalho Pereira

Menos de uma semana depois de ter sido indigitado primeiro-ministro, Luís Montenegro entregou ao Presidente da República a lista de ministros que compõem o XXV Governo, o segundo da coligação AD - PSD/CDS. Há entradas e saídas, algumas esperadas, outras de última hora.

Cumprindo o calendário previsto pelo chefe de Estado, que cancelou a ida a Munique para ver o encontro da Selecção Nacional, o primeiro-ministro Luís Montenegro entregou a lista dos ministros que compõem o XXV Governo Constitucional. Há entradas, saídas (umas esperadas, outras nem por isso) e novas pastas.

Há, desde logo,  uma pessoa a menos neste novo Executivo  - que  antes era composto por 17 ministros e agora fica com 16 .

Quem sai e quem entra?

Começando pelos nomes que abandonam o Executivo:  sai, como esperado o ministro dos Assuntos Parlamentes, Pedro Duarte . Abandona o cargo para se dedicar à corrida pela autarquia do Porto, onde é o candidato dos sociais-democratas.

A  pasta é assumida por Carlos Abreu Amorim , que até aqui era secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

Outra saída há muito anunciada e que agora se confirma: a de  Margarida Blasco. Deixa de ser ministra da Administração Interna  - e, ao que a SIC apurou, terá sido a própria a pedir para sair.

A  substituí-la  vai estar aquele que é  um dos novos nomes mais sonantes deste Executivo: Maria Lúcia Amaral , a atual Provedora da Justiça.

Mais uma  saída  anunciada era a de  Dalila Rodrigues, que era ministra da Cultura . Um  ministério que desaparece  por si. O setor passa a ser  tutelado por Margarida Balseiro Lopes  – que era ministra da Juventude e Modernização. Agora, deixa a Modernização para trás e  passa a acumular três áreas: Cultura, Juventude e Desporto  – sendo que este último deixa de ter apenas uma Secretaria de Estado.

Quem também sai do Executivo é  Pedro Reis . O até aqui  ministro da Economia sai, a pedido do próprio,  por razões pessoais, sabe a SIC. A  pasta ministerial é aglutinada à da Coesão Territorial, passando a formar um só ministério . Será agora  tutelado por Manuel Castro Almeida , que até aqui era ministro Adjunto e da Coesão Territorial. Uma fusão que terá acontecido por o primeiro-ministro querer os fundos da coesão ao serviço da economia.

Entre as  novas entradas  no governo está ainda  Gonçalo Saraiva Matias , que  vai ser ministro Adjunto e da Reforma do Estado – um novo ministério, agora criado, que traduz a aposta do Governo nesta área.

O único outro nome de que se falava como possível saída e que Luís Montenegro, ainda assim, decide segurar é o da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que se mantém no cargo.

A nível de representatividade, havia dez ministros homens e sete mulheres, e agora passa a  dez homens e seis mulheres .

Cerimónia de posse é já esta quinta-feira

Na nota publicada no site da Presidência  informa-se que o “ Presidente da República deu o seu assentimento à proposta , que será oportunamente complementada com os Secretários de Estado”.

A  tomada de posse dos novos governantes vai acontecer já esta quinta-feira, dia 5, pelas 18h00, no Palácio da Ajuda , e a  posse dos secretários de Estado na sexta-feira, 6 de junho, às 12h00 , no mesmo local.

Eis a lista completa dos ministros do XXV Governo:

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros
Paulo  Artur dos Santos de Castro de Campos  Rangel

Ministro de Estado e das Finanças
Joaquim  José  Miranda Sarmento

Ministro da Presidência
António Egrejas Leitão Amaro

Ministro da Economia e da Coesão Territorial
Manuel Castro Almeida

Ministro Adjunto e da Reforma do Estado
Gonçalo Nuno da Cruz Saraiva Matias

Ministro dos Assuntos Parlamentares
Carlos Eduardo Almeida de Abreu Amorim

Ministro da Defesa Nacional
João Nuno Lacerda Teixeira de Melo

Ministro das Infraestruturas e Habitação
Migue l Martinez de Castro  Pinto Luz

Ministra da Justiça
Rita Fragoso de Rhodes Alarcão Júdice de Abreu e Mota

Ministra da Administração Interna
Maria Lúcia da Conceição Abrantes Amaral

Ministro da Educação, Ciência e Inovação
Fernando  Manuel de Almeida  Alexandre

Ministra da Saúde
Ana Paula  Mecheiro de Almeida  Martins  Silvestre Correia

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Maria do Rosário Valente Rebelo Pinto Palma Ramalho

Ministra do Ambiente e Energia
Maria da Graça  Martins da Silva  Carvalho

Ministra da Cultura, Juventude e Desporto
Ana Margarida Balseiro de Sousa Lopes

Ministro da Agricultura e Mar
José Manuel  Ferreira  Fernandes

Fonte: SIC Notícias

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome