Edição online quinzenal
 
Domingo 23 de Junho de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

BCE desceu taxas de juro. Mas que diferença faz ao pagar a casa?

07-06-2024 - Nuno Teixeira Da Silva

Decisão confirmada nesta quinta-feira. São boas notícias para quem tem crédito à habitação – mas a prestação não vai descer muito.

O Banco Central Europeu (BCE) desceu em 25 pontos base as três taxas de juro directoras.

A taxa fixa de operações principais de refinanciamento recuou para 4,25%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez desceu para 4,5% e a de facilidade permanente de depósito para 3,75%.

Ou seja, praticamente dois anos depois de uma escalada recorde dos juros, há uma taxa abaixo da barreira inédita dos 4% (a da facilidade permanente de depósito).

A decisão anunciada nesta quinta-feira, depois da reunião do BCE em Frankfurt (Alemanha), já era esperada.

Após subidas consecutivas, nas últimas reuniões a decisão foi manter e, ainda há duas semanas, surgiu um sinal claro que o cenário económico na Europa estava pronto para as taxas de juro descerem.

O BCE antecipou-se ao Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos da América e ao Banco de Inglaterra, outros grandes bancos centrais.

São boas notícias para quem está, por exemplo, a pagar crédito à habitação – mas a diferença é modesta, pelo menos para já.

Num empréstimo de 150.000 euros, com spread de 1% e prazo de 30 anos, na próxima actualização do contrato, a mensalidade deverá descer cerca de 30 euros, não mais – isto num bolo total mensal que era de cerca de 900 euros, detalhou a Antena 1.

É a primeira descida dos juros do BCE desde 2019; embora noutra escala.

Mas o banco avisou que as taxas de juro directoras vão continuar a ser “restritivas enquanto for necessário”.

E não garante que esta descida é sinónimo de trajectória de descidas nos próximos tempos.

Fonte: ZAP

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome