CMVM investiga irregularidades na gestão da PT
31-10-2014 - N.A.
A investigação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) à Portugal Telecom (PT) vai recuar aos investimentos feitos pela empresa antes de 2014. Pretende-se, assim, perceber se existiram irregularidades na gestão da empresa que revelem ocultação de informação relevante ou violação das regras de funcionamento dos mercados, bem como se as comunicações ao mercado foram feitas com base nas regras e nos prazos estabelecidos para tal.
Até agora, existe um caso em que foram detectadas irregularidades, sendo que, alegadamente, a PT não deu atempadamente todas as informações necessárias sobre o investimento de 897 milhões de euros na RioForte.
Em causa está a compra de dívida da holding não financeira do Grupo Espírito Santo (GES), que acabou por não ser paga, fazendo reduzir para metade o valor da PT e alterando os pressupostos do processo de fusão com a brasileira Oi, o que afectou fortemente a sua cotação em bolsa.
A informação sobre o investimento de um valor correspondente a metade da capitalização bolsista da PT em dívida da RioForte só chegou ao mercado a 30 de Junho, duas semanas antes do final do prazo para o pagamento das obrigações e quando já se previa o incumprimento da holding.
Fonte: DN
Voltar |