Portugal eleito para o Conselho de Direitos Humanos da ONU
24-10-2014 - N.A.
Com 184 votos, Portugal foi eleito, esta terça-feira, 21, para integrar o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. O sufrágio decorreu na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
O país concorria pelo grupo E, das nações da Europa Ocidental, sendo que havia dois lugares disponíveis para os países do referido bloco. Para além de Portugal, outras 14 nações vão ocupar uma cadeira no órgão em Genebra, nomeadamente a Bolívia, Gana, Índia e Holanda.
O presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa, anunciou o resultado desta votação e, também pelo grupo E, a Holanda foi eleita com 172 votos.
Após a votação, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, explicou qual será a prioridade do país no âmbito deste órgão.
“Terrorismo internacional é um dos grandes problemas em que a violação dos direitos humanos é flagrante. Hoje em dia é particularmente grave, tendo em conta as questões do Isis e conflitos que se registam em África. Deste modo, há muito trabalho a fazer.
Estamos confiantes que conseguiremos dar uma contribuição positiva, embora tenha de haver um esforço conjunto, de todo o Conselho dos Direitos Humanos”, destacou Machete.
No total, 15 cadeiras estavam disponíveis para países de todo o mundo e os eleitos vão ocupar o seu lugar durante três anos. O Conselho dos Direitos humanos está sedeado em Genebra e é formado por 47 estados-membros.
Fonte: ONU
Voltar |