Novo Banco detém 9,9% do BES Angola
24-10-2014 - N.A.
O Novo Banco (Portugal) vai ficar com uma participação de 9,9% no capital social do Banco Espírito Santo Angola (BESA), por conversão de 55 milhões de euros do empréstimo, titulado, àquela instituição, segundo decisão tomada, na segunda-feira, 20, pelo Banco Nacional de Angola (BNA – banco central).
Foi ainda determinado um aumento de capital de 2,8 mil milhões de euros no BESA, envolvendo a conversão parcial do mesmo empréstimo, segundo informação do BNA.
A decisão foi tomada esta terça-feira, 21, em reunião do Conselho de Administração do banco central, em sessão extraordinária convocada para analisar a evolução da situação financeira do BESA, decorrente das medidas de saneamento adoptadas a 4 de Agosto e face ao volume de crédito malparado.
O Banco de Portugal confirmou, em Agosto, que o crédito de 3,3 mil milhões de euros que o BES – que até agora controlava 55,17% do banco em Angola – tinha concedido ao BESA passou para o Novo Banco, estando totalmente provisionado.
O BNA justifica estas medidas, com efeito imediato, alegando a “necessidade de salvaguardar a economia e o sistema financeiro nacional, a protecção dos interesses dos depositantes e credores do BESA”.
Fonte: Macauhub
Voltar |