Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 4 de Dezembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

65 dias depois, os médicos que Diana denunciou à PJ foram suspensos

09-06-2023 - JN

A Ordem dos Médicos suspendeu, nesta quarta-feira, os dois cirurgiões do Hospital de Faro que tinham sido acusados por uma jovem médica de más práticas clínicas. A história remonta a abril, tem uma médica interna como personagem principal, envolve queixas a entidades várias, publicações nas redes sociais, informação privada difundida por WhatsApp.

Diana de Carvalho Pereira, à data médica interna no serviço de cirurgia do Hospital de Faro, denunciou em abril erros e negligência naquela unidade hospitalar. Depois de ter apresentado queixa na PJ, a jovem clínica expôs os casos nas redes sociais, falando em 11 situações de negligência, três das quais terão mesmo resultado na morte de doentes.

"Dos onze doentes: três morreram, dois estão internados nos cuidados intermédios, os restantes tiveram lesão corporal associada a erro médico, que variam desde a castração acidental, perda de rins ou necessidade de colostomia para o resto da vida. Um dos doentes esteve uma semana com compressas no abdómen", contou então.

O caso suscitou uma série de reações em cadeia: o Ministério Público abriu uma investigação, a clínica foi suspensa por alegada "perda de confiança", o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve jurou que não teve conhecimento de nenhum dos casos denunciados, um dos principais visados negou tudo e prometeu retaliar em tribunal.

Pelo meio, um dos diretores do serviço de cirurgia do Hospital de Faro partilhou, num grupo privado do WhatsApp, informação pessoal e clínica da médica interna. Foi até criado um crowdfunding para financiar a sua defesa em tribunal. Agora, 65 dias depois de Diana ter apresentado queixa à PJ, os visados foram, por fim, suspensos. "Por haver fortes indícios de má prática", admite a Ordem dos Médicos. Nesta quarta-feira, ficámos ainda a saber que o Ministério Pública ouvirá os clínicos suspensos na próxima semana.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome