Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

TAP: Chega pede a Costa e Mendonça Mendes que entreguem ao parlamento comunicações com Galamba

26-05-2023 - DN/Lusa

André Ventura indicou que o objetivo é que António Costa e António Mendonça Mendes entreguem "voluntariamente" as comunicações que tiveram com João Galamba na noite de 26 de abril.

Chega pediu esta segunda-feira ao primeiro-ministro e ao seu secretário de Estado Adjunto, Mendonça Mendes, que entreguem à comissão de inquérito à TAP as comunicações com o ministro das Infraestruturas na noite em que foi levado o computador do ex-adjunto Frederico Pinheiro.

"O Chega deu hoje entrada com um requerimento a pedir ao senhor primeiro-ministro que entregue todas as comunicações com o ministro João Galamba na noite dos acontecimentos, assim como todas as comunicações do secretário de Estado Adjunto com o ministro das Infraestruturas" , anunciou o presidente do Chega em conferência de imprensa na sede nacional do partido, em Lisboa.

O requerimento não foi distribuído à comunicação social mas André Ventura indicou que o objetivo é que António Costa e António Mendonça Mendes entreguem "voluntariamente" as comunicações que tiveram com João Galamba na noite de 26 de abril, "em que computador desapareceu, em que houve pancadaria no Ministério das Infraestruturas e em que houve recurso a uma série de entidades, como a PSP, a PJ e o SIS". SUBSCREVER

O líder do Chega disse ter a "severa suspeita de que o senhor primeiro-ministro está a mentir" e que terá sido António Costa "que indicou ao ministro João Galamba para recorrer ao SIS" no que toca à recuperação do computador levado pelo ex-adjunto Frederico Pinheiro.

Ventura acusou o primeiro-ministro de estar com "medo de ser investigado, com medo do escrutínio e com medo de ser acusado de abuso de poder por recorrer abusivamente aos serviços do Estado para questões de natureza eminentemente partidária", apelando a Costa que compareça na comissão de inquérito.

"O recurso ao aparelho de Estado para finalidades meramente partidárias ou de proteção do ministro João Galamba ultrapassam todos os limites" , criticou, afirmando que o Governo "está a dar os seus passos senão finais, pelos menos mais degradantes".

O presidente do Chega voltou também a pedir a intervenção do Presidente da República, defendendo que "há momentos na história em que é importante tomar uma decisão, independentemente das consequências eleitorais que daí advêm".

"O país está a afundar-se a cada dia que passa, as instituições estão a degradar-se a cada dia que passa. O Presidente da República não pode ser indiferente a essa degradação" , salientou.

André Ventura insistiu também que será "inevitável o recurso a uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do Sistema de Informações neste caso" e saudou a "abertura do PSD sobre a viabilização da proposta da proposta do Chega".

Antecipando que o PS "tentará obstaculizar" a constituição dessa comissão de inquérito, o líder do Chega apelou ao PSD que avance com uma comissão de caráter obrigatório, caso sejam chumbadas as propostas do Chega e da Iniciativa Liberal com esse objetivo.

Na segunda-feira, o líder parlamentar do PSD indicou que o partido votará a favor dos requerimentos já apresentados por Chega e IL para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito à atuação das secretas e pondera iniciativa própria potestativa.

Para avançar com uma comissão parlamentar de inquérito potestativa são necessários um mínimo de 46 deputados e o PSD é o único partido com deputados suficientes para conseguir impor um inquérito parlamentar, mesmo contra a vontade do PS, que tem maioria absoluta.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome