Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 4 de Dezembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Galamba é “um cadáver político” e “o pior erro” de Costa

12-05-2023 - Daniel Costa

Luís Marques Mendes diz que o ministro das Infraestruturas é “um cadáver político que ainda mexe” e “o pior erro” de António Costa.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, este domingo, Luís Marques Mendes não poupou nas críticas a João Galamba. O comentador política considera que António Costa cometeu um erro ao segurar o ministro das Infraestruturas e diz que não vê qualquer motive para que o governante continue no cargo.

Marques Mendes entende, assim, que este foi um “pretexto” encontrado pelo primeiro-ministro para “fazer uma rutura premeditada” com o Presidente da República. Costa “bateu o pé” para mostrar a Marcelo “quem manda”, explicou Luís Marques Mendes.

“Foi tudo premeditado. Costa andava incomodado com Marcelo pelas suas intervenções sobre a dissolução do Parlamento”, considerou Marques Mendes.

O social-democrata sublinhou que a reação de António Costa foi “desproporcionada”, “uma declaração de guerra” e “o pior erro político” desde que é primeiro-ministro.

Marques Mendes sugere que João Galamba deveria ter saído por vontade própria e que António Costa deveria ter aceitado a sua demissão.

“João Galamba continua, formalmente no papel, a ser ministro. Na prática, já não tem autoridade para ser ministro […] é um cadáver político que ainda mexe”, defende o comentador.

“O primeiro-ministro teve uma vitória pífia para animar as hostes internas. Mas mantém os mesmo problemas, aliás, comprou mais um problema”, disse ainda o antigo ministro, realçando que uma relação conturbada entre Costa e Marcelo “não é vantajosa, nem positiva”.

Ainda assim, Marques Mendes deixa um aviso à oposição: “Se a oposição achar que o Governo já acabou, acho que comete um erro, porque menosprezar o adversário é sempre um erro. Se a oposição comete o mesmo de António Costa, não vai longe”.

Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, ainda não teve acesso a qualquer despacho de exoneração do cargo que exerceu até 26 de abril. Já passaram 11 dias desde que Galamba lhe telefonou a informá-lo que estava despedido, recorda o Correio da Manhã.

“Para um jovem com ambições, como Galamba, é pior ficar no Governo”

A antiga ministra e agora comentadora política Alexandra Leitão também considerou que manter João Galamba no Governo foi um erro de António Costa.

Na sua ótica, Galamba continua em funções com “legitimidade formal”, mas muito “diminuído”. Com base naquilo que é de conhecimento público, Alexandra Leitão entende que o ministro deveria ter sido demitido.

“Aquela conferência de imprensa é muito danosa para a imagem do ministro [Galamba] e aí foi ele que o disse”, disse a ex-ministra no seu espaço de comentário da CNN Portugal, em alusão às declarações sobre a reunião de preparação com a ex-CEO da TAP.

“Para um jovem com ambições políticas, como João Galamba, é pior ficar no Governo do que sair. Mas cada um sabe da sua carreira”, retorquiu a comentadora política.

Em entrevista ao Jornal de Notícias, o presidente da Sedes, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, sugeriu que “João Galamba não tem condições políticas para continuar no Governo”.

“No lugar dele, não conseguiria manter-me no cargo”, disse Álvaro Beleza, referindo-se a Galamba. “Mas isto tem a ver com a consciência individual. Se calhar, sou mais sensível, talvez por ser mais velho, tem a ver com a minha geração”.

Fonte: ZAP.pt

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome