Défice orçamental chega aos 6,5% no primeiro semestre
03-10-2014 - N.A.
O défice orçamental atingiu 6,5% do PIB no primeiro semestre deste ano, fixando-se nos 5.573,7 milhões de euros, de acordo com dados divulgados, esta terça-feira, 30, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Também esta terça-feira, 30, foi anunciado que o Governo prevê que o défice se fixe nos 4,8% no final do ano, um valor superior aos 4% que tinha estimado.
Segundo as contas nacionais trimestrais por sector institucional relativas ao segundo trimestre de 2014, na primeira metade deste ano “o saldo global das administrações públicas fixou-se em -5.573,7 milhões de euros, o que corresponde a 6,5%” do PIB, valor que compara com os 6,6% registados no período homólogo de 2013.
Quanto à receita, registou-se um aumento dos impostos sobre a produção e sobre a importação, mas os impostos sobre o rendimento e sobre o património mantiveram-se, praticamente, ao mesmo nível do trimestre anterior, tendo-se registado, ainda, uma redução nas outras receitas.
No Documento de Estratégia Orçamental, apresentado em Abril, o Executivo referiu que, tendo em conta as alterações contabilísticas europeias e a necessidade de reestruturar financeiramente as empresas de transportes com processos de concessão (como é o caso da Carris e da STCP), iniciou-se, no segundo trimestre de 2014, a substituição da dívida bancária destas empresas por financiamento ao Estado, “o que teve como efeito o reconhecimento imediato da sua dívida garantida como dívida do Estado”.
Fonte: JN
Voltar |