BBVA prevê crescimento da economia de 0,2% no terceiro trimestre
26-09-2014 - Negócios.pt
O BBVA publicou recentemente o seu relatório sobre a economia portuguesa, estimando que o PIB cresça 0,2% no terceiro trimestre deste ano, impulsionado sobretudo pela indústria e pelas exportações, que “progridem positivamente”.
A apoiar a actividade económica encontra-se, ainda, a evolução do desemprego, com a taxa a recuar progressivamente. Os últimos dados revelam que a taxa de desemprego situou-se em 14%, havendo, ao mesmo tempo, criação de postos de trabalho.
No segundo trimestre de 2014, o PIB cresceu 0,9% em cadeia, segundo os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
“No decurso do terceiro trimestre, a procura interna deverá substituir a exportações líquidas como principal motor de crescimento, depois de ter contribuído negativamente para o crescimento no segundo trimestre”, destacam os analistas do BBVA.
Por outro lado, o relatório salienta que “o consumo privado, apesar de ter contraído no segundo trimestre, mantém uma tendência positiva em termos interanuais, e o sector público contribuirá menos negativamente para o crescimento, em comparação com anos anteriores”.
Fonte: Negócios
Voltar |