Governo diz que privatizações já renderam 9,2 mil milhões de euros
19-09-2014 - N.A.
A venda de participações do Estado em várias empresas já rendeu ao Governo cerca de 9,2 mil milhões de euros, informa o anteprojecto das Grandes Opções do Plano para 2015, enviado aos parceiros sociais. Até agora, o balanço oficial era de 8,1 mil milhões de euros.
O anteprojecto refere que “a receita global das privatizações conduzidas desde o início da presente legislatura até ao momento corresponde a aproximadamente 9,2 mil milhões de euros”.
Este ano, a segunda e última fase da privatização dos CTT rendeu “343 milhões de euros”, “a privatização do negócio segurador do Grupo CGD proporcionou um encaixe global de cerca 1,6 mil milhões de euros” e, no segundo trimestre de 2014, “foi terminada a última fase da privatização da REN, através da venda 11% do capital da empresa detido pela Parpública e CGD, com um encaixe de 157 milhões de euros”, expressa o documento.
Até agora, o maior negócio foi a venda dos aeroportos (ANA), que rendeu 3,080 mil milhões de euros no final de 2012, e da EDP, em Dezembro de 2011, que gerou um encaixe de 2,693 mil milhões de euros.
Quanto às previsões para o próximo ano, o Governo garante que “continuará a avaliar o lançamento de processos de concessão e de privatização, sempre que se verificar que a prestação do serviço público poder ser garantida, de forma mais eficiente, por entidades privadas”.
Fonte: Dinheiro Vivo
Voltar |