Portugal regista o quinto maior défice comercial da UE no primeiro semestre
19-09-2014 - N.A.
Portugal registou o quinto maior défice da União Europeia (EU) entre Janeiro e Junho de 2014, com um saldo negativo de cinco mil milhões de euros nas trocas internacionais de mercadorias, de acordo com dados divulgados, na segunda-feira, 15, pelo Eurostat.
O referido montante é superior aos quatro mil milhões de euros (de défice comercial) registado no período homólogo de 2013 e, ainda, aos 4,1 mil milhões de euros acumulados até Maio.
Entre os 28 estados-membros da UE, o Reino Unido tinha, no passado mês de Junho, o maior défice da balança comercial no primeiro semestre deste ano (-60,2 mil milhões de euros), seguido da França (-36,9 mil milhões), Espanha (-11,9 mil milhões) e Grécia (-10,6 mil milhões).
Por outro lado, a Alemanha continuou a liderar ao apresentar o maior excedente comercial até Junho, de 100,7 mil milhões de euros.
Ainda segundo estimativas do Eurostat, a zona euro fechou o mês de Julho com um excedente comercial de 21,2 mil milhões de euros. Assim, o comércio de bens entre os 18 países da zona euro e o resto do mundo foi positivo, tendo registado um valor acima dos 16,7 mil milhões de euros de Junho e dos 18 mil milhões de euros de Julho de 2013.
Fonte: DN/Eurostat
Voltar |