Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O legado mais preocupante de Trump

12-04-2019 - Joseph E. Stiglitz

Os ataques do presidente dos EUA às instituições norte-americanas que buscam a verdade põem em risco sua prosperidade continuada e sua capacidade de funcionar como uma democracia. Enquanto gigantes corporativos capturam as instituições que supostamente protegem os cidadãos comuns, uma distopia, uma vez imaginada apenas por escritores de ficção científica, está surgindo diante de nossos olhos.

A renúncia forçada de Kirstjen Nielsen como Secretário de Segurança Interna dos EUA não é motivo para comemorar. Sim, ela presidiu a separação forçada de famílias na fronteira dos EUA, notoriamente abrigando crianças pequenas em gaiolas de arame. Mas a saída da Nielsen provavelmente não trará nenhuma melhora, já que o presidente Donald Trump quer substituí-la por alguém que irá implementar suas políticas contra os imigrantes de forma ainda mais implacável.

As políticas de imigração de Trump são assustadoras em quase todos os aspectos. E, no entanto, podem não ser a pior característica de sua administração. De fato, identificar seus aspectos mais nocivos tornou-se um popular jogo de salão americano. Sim, ele chamou de imigrantes criminosos, estupradores e animais. Mas e quanto à sua misoginia profunda ou sua vulgaridade e crueldade ilimitadas? Ou seu apoio ofuscante aos supremacistas brancos? Ou a sua retirada do acordo climático de Paris, o acordo nuclear com o Irã e o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário? E, claro, há sua guerra ao meio ambiente, à saúde e ao sistema internacional baseado em regras.

Esse jogo mórbido nunca termina, é claro, porque novos candidatos ao título surgem quase que diariamente. Trump é uma personalidade perturbadora, e depois que ele partir, poderemos refletir sobre como tal pessoa demente e moralmente desafiada poderia ter sido eleita presidente do país mais poderoso do mundo, em primeiro lugar.

Mas o que mais me preocupa é a interrupção de Trump das instituições que são necessárias para o funcionamento da sociedade. A agenda “MAGA” de Trump (tornar a América Grande Novamente) não é, obviamente, sobre restaurar a liderança moral dos Estados Unidos. Ela incorpora e celebra o egoísmo desenfreado e a auto-absorção. MAGA é sobre economia. Mas isso nos força a perguntar: qual é a base da riqueza da América?

Adam Smith tentou fornecer uma resposta em seu clássico livro de 1776, The Wealth of Nations . Durante séculos, observou Smith, os padrões de vida estavam estagnados; depois, no final do século XVIII, a renda começa a subir. Por quê?

O próprio Smith era a principal luz do grande movimento intelectual conhecido como o Iluminismo escocês. O questionamento da autoridade estabelecida que se seguiu à anterior Reforma na Europa forçou a sociedade a perguntar: Como sabemos a verdade? Como podemos aprender sobre o mundo ao nosso redor? E como podemos e devemos organizar nossa sociedade?

A partir da busca de respostas para essas questões surgiu uma nova epistemologia, baseada no empirismo e no ceticismo da ciência, que passou a prevalecer sobre as forças da religião, da tradição e da superstição. Com o tempo, universidades e outras instituições de pesquisa foram estabelecidas para nos ajudar a julgar a verdade e descobrir a natureza do nosso mundo. Grande parte do que tomamos como garantido hoje - de eletricidade, transistores e computadores a lasers, medicina moderna e smartphones - é o resultado dessa nova disposição, sustentada por pesquisa científica básica (a maior parte financiada pelo governo).

A ausência de autoridade real ou eclesiástica para ditar como a sociedade deveria ser organizada para assegurar que as coisas funcionassem bem, ou tão bem quanto poderiam, significava que a sociedade tinha que descobrir por si mesma. Mas conceber as instituições que assegurariam o bem-estar da sociedade era uma questão mais complicada do que descobrir as verdades da natureza. Em geral, não se pode realizar experimentos controlados.

Um estudo próximo da experiência passada poderia, no entanto, ser informativo. Era preciso confiar no raciocínio e no discurso - reconhecendo que nenhum indivíduo detinha o monopólio de nossa compreensão da organização social. Deste processo emergiu uma apreciação de que as instituições de governança baseadas no estado de direito, no devido processo e nos freios e contrapesos, e apoiadas por valores fundamentais como liberdade individual e justiça para todos, têm maior probabilidade de produzir decisões boas e justas. Essas instituições podem não ser perfeitas, mas foram projetadas de modo que é mais provável que as falhas sejam descobertas e eventualmente corrigidas.

Esse processo de experimentação, aprendizado e adaptação, no entanto, requer um compromisso para averiguar a verdade. Os americanos devem muito do seu sucesso económico a um conjunto rico de instituições que verificam a verdade, descobrem a verdade e verificam a verdade. Central entre eles são a liberdade de expressão e mídia independente. Como todas as pessoas, os jornalistas são falíveis; mas, como parte de um sistema robusto de freios e contrapesos àqueles em posições de poder, eles tradicionalmente fornecem um bem público essencial.

Desde os tempos de Smith, tem sido demonstrado que a riqueza de uma nação depende da criatividade e produtividade de seus povos, que só podem ser promovidos ao abraçar o espírito da descoberta científica e da inovação tecnológica. E isso depende de melhorias constantes na organização social, política e econômica, descobertas por meio do discurso público fundamentado.

O ataque de Trump e sua administração em cada um dos pilares da sociedade americana - e sua aviltação especialmente agressiva das instituições que buscam a verdade no país - põe em risco sua prosperidade continuada e sua capacidade de funcionar como uma democracia. Tampouco parece haver verificações nos esforços dos gigantes corporativos para capturar as instituições - os tribunais, as legislaturas, as agências reguladoras e os principais meios de comunicação - que devem impedi-los de explorar trabalhadores e consumidores. Uma distopia anteriormente imaginada apenas por escritores de ficção científica está emergindo diante de nossos olhos. Deve nos dar calafrios pensar em quem "ganha" neste mundo, e quem ou o que podemos nos tornar, apenas na luta para sobreviver.

JOSEPH E. STIGLIT

Joseph E. Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia, é professor universitário na Columbia University e economista-chefe do Instituto Roosevelt. Seu último livro, Pessoas, Poder e Lucros: Capitalismo Progressivo para uma Era de Descontentamento, será publicado em Abril.  

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome