Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Os coletes amarelos rejeitarão as camisas marrons?

14-12-2018 - Bernard-Henri Lévy

Agora que o presidente Emmanuel Macron recuou diante do movimento de protesto popular da França, a bola está na quadra dos manifestantes. O perigo é que eles se coloquem na tradição do niilismo paranóico e poluam suas fileiras com os vândalos políticos que a França ainda produz em abundância.

A partir do momento em que o governo francês cancelou o aumento planejado do imposto sobre combustíveis em face de protestos em massa, era óbvio que o movimento seria percebido como inadequado, insignificante e, acima de tudo, incapaz de ter qualquer efeito calmante. Honra a quem a honra é devida: os coletes amarelos afirmam ser uma expressão do povo soberano. Mas agora eles têm uma responsabilidade pesada.

Para começar, eles devem anunciar uma moratória nas manifestações e bloqueios por um período longo o suficiente para acomodar o diálogo proposto pelo primeiro-ministro Édouard Philippe, se não mais. Em particular, eles deveriam renunciar ao muito divulgado “Acto IV” de 8 de dezembro do movimento, fermentado no Facebook desde a noite de sábado, que todos esperam ser mais violento, destrutivo e trágico do que as parcelas anteriores.   Houve mortes, lesões e danos suficientes (incluindo alguns dos monumentos mais famosos de Paris).

Se os Coletes Amarelos decidirem que a máquina que eles desencadearam os ultrapassou, e eles não podem mais parar o Ato IV, eles devem estar preparados durante os protestos para ajudar a polícia a eliminar os violentos “coletes marrons” que estarão circulando entre eles.   Porque os destruidores da extrema direita e da extrema esquerda certamente reaparecerão para vandalizar, aterrorizar e profanar;   cabe aos Coletes Amarelos dizer mais uma vez, desta vez como se eles realmente quisessem dizer:  Não em nosso nome  .   Se os coletes amarelos declaram uma moratória ou continuam a protestar, nada serviria melhor à sua causa do que dissociar-se - decisiva e inequivocamente - de todos os aproveitadores políticos que capitalizariam sua miséria.

O elenco de oportunistas é bem conhecido.   Aqui está Jean-Luc Mélenchon, que, tendo terminado em quarto lugar na eleição presidencial de 2017 vencida por Emmanuel Macron, está buscando desesperadamente novos seguidores.Há François Ruffin, o líder do movimento anti-austeridade  Nuit  , com seus chamados anti-republicanos irresponsáveis de "Resign, Macron!" E ali está Marine Le Pen, oscilando comicamente entre se orgulhar e se arrepender de seu chamado para ocupar Champs Élysées no último sábado, tornando-se responsável pelo pior do que foi dito e feito lá.

E lá os intelectuais que, à maneira de Luc Ferry e Emmanuel Todd, sugerem que talvez não tenha sido “por acaso” que os destruidores tivessem um tempo tão fácil se aproximando, atacando e saqueando o Arco do Triunfo.   Tal retórica coloca a pior de todas as armadilhas para um movimento popular: a armadilha do pensamento conspiratório.

Em outras palavras, os coletes amarelos estão em uma encruzilhada.   Ou eles serão ousados o suficiente para parar e aproveitar o tempo necessário para se organizar, seguindo um caminho não muito diferente do da própria  La République en Marche  de Macron   que, em retrospecto, pode parecer o gêmeo primeiro a chegar dos coletes amarelos.   O movimento de Macron também tinha asas direitas e esquerdas.   E sabia que era um novo corpo político, engajando-se em um diálogo ou mesmo num confronto que levaria a uma avaliação honesta da pobreza e do alto custo de vida.   Se os coletes amarelos construírem um movimento que se eleva à altura de Macron, pode acabar escrevendo uma página na história da França.

Ou os coletes amarelos podem perder a ousadia e se contentar com o prazer insignificante de serem vistos na televisão.   Eles se permitirão ficar intoxicados com a visão de luminares e especialistas da  France d'en haut  (elite da França) parecendo comer de suas mãos e seguindo cada palavra deles.

Mas se os coletes amarelos permitirem que o ódio apaixonado vença a fraternidade genuína e escolham destruir a reforma, eles trarão apenas o caos, não a melhoria, para as vidas das pessoas humildes e vulneráveis.   Eles vão adentrar o lado mais escuro da noite política e acabam na lixeira da história, onde podem se acotovelar com os outros amarelos, os "socialistas amarelos" do início do século XX, do sindicalista protofascista Pierre Biétry. .

Os coletes amarelos devem escolher: a reinvenção democrática, ou uma versão atualizada das ligas nacionalistas socialistas;uma vontade de reparar, ou o desejo de destruir.   A decisão dependerá da essência histórica do movimento - se seus reflexos são bons ou ruins, e se, em última análise, possui coragem política e moral.

Então a bola está no campo dos coletes amarelos.   Eles têm a iniciativa tanto quanto a Macron.   Eles vão dizer: "Sim, nós acreditamos na democracia republicana?" E eles vão dizer alto e claro, sem equívoco?   Ou se colocarão na tradição do niilismo paranóico e poluirão suas fileiras com os vândalos políticos que a França ainda produz em abundância?

BERNARD-HENRI LÉVY

Bernard-Henri Lévy é um dos fundadores do movimento “Nouveaux Philosophes” (Novos Filósofos).  Seus livros incluem Left in Dark Times: Uma posição contra a nova barbárie, Vertigem americana: Viajando pela América nos passos de Tocqueville e, mais recentemente, O génio do judaísmo.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome