Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

G-20: Uma declaração final que esconde a falta de consenso

07-12-2018 - Claudio della Croce

A cimeira de presidentes do G-20 terminou sábado com uma declaração conjunta que serviu para evitar a falha explícita da reunião, embora ele deixou claro as profundas diferenças que separam os Estados Unidos a partir de outros poderes sobre questões-chave na agenda global como comércio internacional e a preservação do meio ambiente.

Pela primeira vez desde que este fórum multilateral foi reavivado dez anos atrás, o texto não inclui uma condenação explícita do protecionismo econômico, tornando claro como ela afeta fóruns multilaterais rotação que deu política externa de Donald Trump de seu país.

Na declaração final, mesmo um ponto que chama para a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC), uma entidade que tem sido duramente criticado por Trump foi incluído. Em relação ao ambiente, para evitar uma ruptura optou por uma decisão salomônica para incorporar um parágrafo coerente com a posição daqueles que apoiar o Acordo de Paris e outro onde os EUA marcam suas diferenças.

O documento consensual, um catálogo de boas intenções, não pode tornar os conflitos do mundo real invisíveis. Enquanto o G20 define-se como "o fórum internacional líder para a cooperação económica, financeira e política" é o palco de grandes confrontos económicos, financeiros e políticos entre os poderes concordam aproveitar recursos, e onde se destacam o confronto O comércio dos EUA com a China e os militares com a Rússia.

O documento final faz diplomática Trade" malabarismos e os investimentos internacionais são importantes motores do crescimento, produtividade, inovação, criação e desenvolvimento de trabalho. Reconhecemos a contribuição do sistema multilateral de comércio tem feito para este fim ", mas nenhuma chamada a lutar contra o protecionismo e as críticas da Organização Mundial do Comércio (OMC), uma das engrenagens da arquitetura internacional que Trump está de olho .

 "O sistema atualmente não atinge seus objetivos e há espaço para melhorias. Portanto, apoiamos a necessária reforma da OMC, "o texto para otimizar seu desempenho, vamos analisar os progressos no nosso próximo encontro."

Embora se acreditava que a reunião entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping estava hospedado em um compêndio de frases otimistas finalmente chegou a um acordo temporário para aliviar a "guerra comercial". EUA se comprometeram a suspender por 90 dias a implementação de novas tarifas sobre as importações da China que entrou em vigor em 1 de Janeiro, enquanto a China se comprometeu a comprar de volta dos EUA produtos agrícolas imediatamente.

Trump ameaça tarifa incluído um aumento na barreira fiscal de 10% a 25% sobre as importações chinesas no valor de 200 bilhões de dólares. A trégua durará 90 dias, sujeita a um novo acordo nesse período, anunciou a Casa Branca.

Para os analistas, a única coisa clara, parece que o modelo de liberalização comercial gradual implementado em meados do século XX a deixar para trás o protecionismo que levou a duas guerras mundiais é rediscussão e, portanto, colocar o foco sobre a reforma OMC Será que esses flertes são apenas um rearranjo dentro do mesmo esquema ou um ponto de ruptura que abre a porta a um cenário ainda desconhecido?, Perguntam eles.

Os líderes estão certos de que esse tipo de reunião faz algum sentido apenas se um consenso mínimo for alcançado. Alguns dias antes, o presidente francês Emmanuel Macron disse publicamente que "se não conseguir acordos específicos, os nossos encontros internacionais se tornam inúteis". A declaração deixou claro a falta de consenso não era carne nem peixe, mas foi apresentado como um triunfo.

A presidente argentina, Mauricio Macri se saíram melhor do que Justin Trudeau apenas uma meia atrás, quando Trump deixou a reunião do G7 de insultar o jovem anfitrião para seus desacordos comerciais; ea chanceler alemã, Angela Merkel, há um ano em Hamburgo, quando um documento de consenso não foi assinado e divisão 19-1 exteriorizado.

Naquela época, Trump recusou qualquer reconciliação sobre as alterações climáticas, como prelúdio para a retirada de seu país do Acordo Paris. Dez dias antes da cúpula, a comissão oficial dos EUA sobre o assunto publicado um relatório listando os desastres ambientais e produzido e adverte que o futuro, em termos que são encurtados drasticamente: generaliza calor extremo; isso causa um número crescente de incêndios; o aumento do nível do mar imporá migrações maciças e as cidades costeiras não estão se preparando como deveriam.

O documento observa que "Os signatários do Acordo de Paris, que também aderiu ao Plano de Ação de Hamburgo, reafirmamos que o Acordo de Paris é irreversível e estão empenhados em sua plena implementação", diz ele rapidamente que os EUA reitera a sua decisão de se retirar do Acordo de Paris e "afirma seu forte compromisso com o crescimento econômico e o acesso à energia e segurança, usando todas as fontes de energia e tecnologias enquanto protege o meio ambiente".

Enquanto a mídia discurso hegemônico sobre a cimeira como re-eleição do jarro Macri, Cecilia Nahon, professor da American University e diretor de um programa acadêmico sobre o G-20 disse que apostar em grandes backups internacionais não é nova, mas não resultou em chuva de investimentos ou boom de exportações, mas em dívidas, crise econômica e um plano de emergência com o FMI. Os benefícios foram para alguns especuladores, não para a maioria dos argentinos. No centro do mundo está o G20 e seus bilaterais, não a Argentina, disse ele.

Para nossa região, um elemento importante é que a certidão de óbito do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Européia parece ter sido assinada, uma das apostas do governo Macri, que está em oposição às atuais tendências protecionistas.

A primeira-ministra britânica Theresa May e Macri falaram sobre o desenvolvimento de um acordo de livre comércio, além das limitações legais do Mercosul, que obriga seus países membros a negociarem conjuntamente com terceiros países. Eles discutiram formas de avançar para o aprofundamento de uma relação bilateral que gira em torno do eixo que eles escolheram para contornar: o hidrocarboneto e pescas exploração do Mar Argentino e na plataforma continental em torno das Ilhas Malvinas, sobre cuja soberania presidente da Argentina, esqueceu de reclamar.

Enquanto Trump, um discurso unilateral, reafirmou sua aliança regional com o México eo Canadá com o novo NAFTA, Argentina veio sozinho para a cúpula, com uma região dividida, tendo enfraquecido o Mercosul, a UNASUL e CELAC, na ilusão de que Submetendo-se aos Estados Unidos ou à Europa, os interesses nacionais avançam. Mas o mundo do livre comércio que Macri imagina não existe mais, acrescentou Naón.

Entre dois fogos

Para Macrì, a dupla dependência dos EUA e da China é um problema complexo que a cúpula deixou claro. Sua agenda de abertura e desregulamentação entrou em conflito com o movimento oposto de Trump, cujo apoio (e pressão por financiamento do Fundo Monetário Internacional) é necessário para alcançar algum oxigênio financeiro até o final de seu mandato no final de 2019.

 Mas também precisa de investimentos e empréstimos da China, cuja presença impetuosa é a principal preocupação de "segurança nacional" de Washington. Trump e Macrì concordaram em enfrentar a "economia predatória" que atribuíram à China, de acordo com a declaração oficial da porta-voz dos EUA, Sarah Huckabee Sanders, mas que as autoridades argentinas negaram.

A economia predatória chinesa é a mesma expressão usada pelo chefe do Pentágono, general John Mattis, durante sua visita em agosto ao Brasil e à Argentina. Ele advertiu que os países da região podem perder certos graus de soberania, através de doações ou empréstimos chineses que são impossíveis de retornar e levar a condições onerosas ". Os Estados Unidos não estão preocupados com a mesma relação assimétrica estabelecida com o Fundo Monetário Internacional.

A China é um parceiro estratégico integral da Argentina, disse o embaixador de Macri em Pequim, que espera que 37 acordos sejam assinados durante a visita oficial do presidente chinês. Bilateral A construção de duas usinas hidrelétricas na província sulista de Santa Cruz (por 4.300 milhões de dólares) depende delas; duas usinas nucleares (agora paralisadas pelas restrições orçamentárias impostas pelo FMI) e um centro de observação por satélite em Neuquén, que segundo os EUA teriam funções militares.

Cada frase de Trump e seus funcionários sobre o perigo chinês é direcionada diretamente para a Argentina, diz o analista Horacio Verbitski.

Claudio della Croce é um economista e professor argentino, pesquisador associado ao Centro Latino-Americano de Análise Estratégica (CLAE, www.estrategia.la)

* Originalmente publicado em estrategia.com

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome