Edição online quinzenal
 
Terça-feira 23 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

A Festa de Merkel é a desgraça da Europa e do mundo

01-06-2018 - Yanis Varoufakis

Um dos erros mais comuns cometidos pelos líderes europeus ao interpretar a hostilidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação aos tradicionais aliados dos Estados Unidos, ou o entusiasmo dos esforços de seu governo para explodir a ordem internacional, é assumir que tudo isso é inédito. Nada poderia estar mais longe da verdade.

Ninguém que estivesse prestando atenção à situação da Grécia há três anos deveria se surpreender com a posição que a chanceler alemã Angela Merkel e a Europa encontram hoje. Mas apenas um bobo perigoso comemoraria.

"Minha filosofia é que todos os estrangeiros estão dispostos a nos ferrar, e é nosso trabalho estratá-los primeiro." Assim argumentou John Connally, então secretário do Tesouro dos EUA, em 1971, em sua tentativa de convencer o presidente Richard Nixon de que Chegara a hora de punir a Europa, retirando a ficha do sistema de Bretton Woods.

Da mesma forma, Trump certamente concordaria que, “equilibrando as exigências de um sistema internacional estável contra a conveniência de reter a liberdade de ação pela política nacional”, os EUA sabiamente “optaram pelo segundo”. Esse foi Paul Volcker, então presidente da Federal Reserve de Nova York, referindo-se à decisão de Nixon em um discurso sete anos depois. O futuro presidente do Federal Reserve dos EUA declarou ainda que “uma desintegração controlada na economia mundial [era] um objetivo legítimo para os anos 80”.

O que distingue a situação de hoje da que a Europa enfrentou nos anos 70 é a implosão de Weimar do centro político da Europa. Nos anos 70, o assalto financeiro dos EUA à Alemanha, França e Grã-Bretanha (por exemplo, ao flutuar o dólar) foi recebido por um estabelecimento europeu unido. Em contraste, os defensores do status quo europeu devem lutar em duas frentes: contra as invasões de Trump e, dentro da Europa, contra nomes como Matteo Salvini e Luigi di Maio, as estrelas em ascensão da política italiana que, apesar de sua maioria parlamentar, foram negadas o direito de formar um governo pelo presidente pró-establishment sitiado do país.

O anúncio dos EUA sobre as tarifas sobre as importações de aço e alumínio, embora ostensivamente voltado para a China, também foi o mais recente sinal para a Europa de que a retórica da “América Primeiro” da administração Trump deve ser levada a sério. Em seguida, veio a retirada dos EUA do acordo nuclear com o Irã, que ofereceu a Trump mais uma oportunidade esplêndida para desfrutar da impotência da Europa, especialmente da chanceler alemã Angela Merkel.

Forçada a insistir que a Alemanha, o país mais populoso da União Europeia e sua maior economia, apoiaria o acordo com o Irão, Merkel se viu imediatamente humilhada quando uma empresa alemã, após outra, saiu do Irão. Todos não estavam dispostos a desafiar o poderio financeiro dos EUA ou a desistir dos cortes de impostos que o Trump havia entregue a quase 5.000 empresas alemãs com um balanço combinado de US $ 600 biliões. E, antes que o choque do Irão fosse absorvido, os EUA ameaçaram uma tarifa de importação de 25% sobre os carros, o que reduziria pelo menos US $ 5 biliões anualmente das receitas dos exportadores alemães.

Por mais graves que possam ser esses contratempos, a escala das dificuldades da Alemanha só pode ser compreendida quando a ligação causal com os desenvolvimentos na Itália for compreendida.

Assim como o objetivo de Trump é derrubar o sistema global do qual a Alemanha se beneficiou por décadas, Salvini e Di Maio vêem a desintegração do euro como um desenvolvimento bem-vindo e um benefício para sua campanha antiimigração.   Há pouco mais de três anos, quando eu estava negociando com a Grécia o governo alemão para acabar com a combinação de empréstimos insustentáveis e hiper-austeridade que ainda estão esmagando meu país, avisei meus interlocutores em uma reunião do Eurogrupo com ministros das finanças da zona do euro:

“Se você insistir em políticas que condenem populações inteiras a uma combinação de estagnação e humilhação permanentes, em breve você terá que lidar não com esquerdistas europeus como nós, mas com xenofóbicos anti-europeístas que vêem como sua vocação desintegrar a Europa. União."

Isso é precisamente o que está acontecendo agora.   Tendo vetado as tão necessárias reformas da UE, os sucessivos governos de Merkel garantiram a fragmentação da Europa.   Os meios de comunicação da Alemanha  agora estão se referindo ao economista italiano cuja nomeação como ministro das Finanças foi vetada pelo presidente como "Varoufakis da Itália". Esse apelido obscurece uma diferença fundamental: eu queria manter a Grécia na zona euro de forma sustentável e estava em conflito com os líderes alemães a favor da reestruturação da dívida que tornaria isso possível.   Ao esmagar nosso governo europeísta no verão de 2015, a Alemanha semeou as sementes da colheita amarga de hoje: uma maioria no parlamento italiano que sonha em sair do euro.

O nexo causal entre as duas dores de cabeça políticas da Alemanha tem uma base econômica. Trump entende bem uma coisa: a Alemanha e a zona do euro estão à sua mercê, devido à sua crescente dependência de grandes exportações líquidas para os EUA e o resto do mundo. E essa dependência cresceu inexoravelmente como resultado das políticas de austeridade que foram testadas pela primeira vez na Grécia e depois implementadas na Itália e em outros lugares.

Para ver o link, lembre-se do “pacto fiscal” para eliminar os déficits orçamentários estruturais que a Alemanha insistiu como condição para concordar em resgatar empréstimos para governos e bancos em dificuldades. Em seguida, observe que esse esforço de austeridade pan-europeu ocorreu em meio a enormes economias em excesso em relação ao investimento. Finalmente, note que grandes economias excedentes e orçamentos governamentais equilibrados necessariamente significam grandes superávits comerciais - e, portanto, a crescente dependência da Alemanha e da Europa em exportações líquidas maciças para os Estados Unidos e a Ásia.   Em outras palavras, as mesmas políticas incompetentes que deram origem ao governo italiano xenofóbico e anti-europeísta também reforçaram o poder de Trump sobre Merkel.

A incapacidade da Europa de arrumar sua própria casa gerou uma nova maioria italiana que planeja expulsar meio milhão de migrantes, soprando ventos frescos nas velas de racistas militantes na Hungria, Polónia, França, Grã-Bretanha e Holanda. Claro, a própria Alemanha. Enquanto isso, com a Europa enfraquecida demais para domar Trump, os EUA pretendem forçar a China a desregulamentar seus setores financeiros e tecnológicos.   Se for bem-sucedida, pelo menos 15% da renda nacional da China sairá do país, aumentando as forças deflacionárias que estão criando monstros políticos na Europa e nos EUA.

Tudo isso era previsível - e de facto foi previsto. Portanto, ninguém deveria se surpreender com a posição em que Merkel e a Europa se encontram hoje. Mas apenas um bobo perigoso comemoraria.

Yanis Varoufakis

Yanis Varoufakis, ex-ministro das finanças da Grécia, é professor de economia na Universidade de Atenas.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome