Edição online quinzenal
 
Terça-feira 23 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

UE 'profundamente preocupada' com a detenção de menores palestinianos por Israel

19-01-2018 - Landau - Haaretz

Representantes da organização na região advertiram Israel contra os ataques aos direitos das crianças, pedindo que o país, enquanto 'poder ocupante', trate os menores palestinianos de forma responsável.

Representantes da União Europeia na Cisjordânia e em Gaza divulgaram, na sexta-feira, uma declaração em que expressaram "profunda preocupação" com as prisões de menores palestinianos.

Eles destacaram, em particular, três factos recentes e de grande repercussão: as prisões de Ahed Tamimi e Fawzi Muhammad al-Juneidi (adolescente palestino de dezasseis anos cuja prisão foi filmada, mostrando-o sendo cercado por soldados em Hebron) e o tiroteio que resultou na morte de Musaab al-Tamimi, de dezassete anos de idade, parente de Ahed.

O caso de Ahed Tamimi, ativista palestina de dezasseis anos detida desde dezembro, chamou atenção e gerou críticas. Sua prisão aconteceu depois que deu uma bofetada em um soldado israelense. Desde então, Ahed foi alvo de cinco denúncias feitas pelo promotor militar do exército israelita, que a acusa de agredir e atirar pedras nas forças de segurança.

Sua mãe, Nariman Tamimi, foi acusada de incitamento nas redes sociais e por agressão.

Os representantes da União Europeia e os chefes da missão em Jerusalém e em Ramallah estimam que cerca de 300 menores palestinos encontrem-se actualmente detidos por Israel.

No texto, os representantes lembraram a importância de defender os direitos das crianças, especialmente durante uma prisão, e convidaram as autoridades israelitas a "responder aos protestos de forma proporcional e a abrir investigações após mortes, particularmente quando houver menores envolvidos".

"A União Europeia e as missões da UE em Jerusalém e Ramallah continuam a promover e proteger os direitos da criança”, conclui a declaração. “E pedimos a Israel que aja apropriadamente, como poder ocupante e portador de deveres".

Tradução de Clarisse Meireles

Fonte: Carta Maior

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome