Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O PARTIDO BUNGA-BUNGA RETORNA PARA A ITÁLIA

12-01-2018 - Bill Emmott

Agora que as próximas eleições gerais da Itália foram marcadas para 4 de março, os principais concorrentes estão aguardando uma dura campanha de oito semanas. Espera-se que o resultado seja desordenado e inconclusivo, mas uma coisa já parece clara: o pacesetter pode não ser o velocista de 31 ou 42 anos que dirige as duas partes principais, mas sim um corredor de maratona de 81 anos.

Nas eleições gerais da Itália em março, o maior vencedor provavelmente será Silvio Berlusconi, um ex-primeiro-ministro cujo nome tem sido associado com o escândalo. Mais notável, o papel de Berlusconi na formação do próximo governo pode realmente representar a estabilidade em face de uma insurgência populista.

Sim, tão chocante quanto isso, o governador nesta eleição não pode ser outro senão Silvio Berlusconi, o três vezes primeiro-ministro que popularizou o termo "festa bunga-bunga". Berlusconi, que deixou o escritório ignominiosamente em 2011, quando o A crise da dívida soberana do euro ameaçou engolir a Itália, ainda não pode aspirar a um quarto mandato - ou a qualquer cargo público - devido a uma condenação por fraude fiscal em 2013, mas a coalizão de centro-direita que ele lidera tem o maior impulso nas eleições .

A última eleição geral da Itália, em fevereiro de 2013, também foi desordenada e inconclusiva.   Desde então, o país foi governado por coalizões lideradas pelo Partido Democrático (PD) de centro-esquerda.   E agora, indo para a campanha, a Itália está experimentando seu crescimento econômico mais rápido em mais de uma década, embora o desemprego permaneça teimosamente alto, em mais de 11% (e aproximadamente 35% para os trabalhadores mais jovens).   No entanto, isso não está ajudando a PD.

Enquanto servia como primeiro-ministro de fevereiro de 2014 a dezembro de 2016, Matteo Renzi, líder juvenil e carismático do PD, se lançou como um   rottamatore   (scrapper) que desmantelava os antigos caminhos do establishment político.   Mas ele acabou alienando mais pessoas do que ele impressionou.   Sua conquista de assinatura foi legislação para reformar os mercados de trabalho escleróticos da Itália - quase um vencedor de votos.   Desde o pico em 2015, com 40% dos votos nas pesquisas do Parlamento Europeu, o suporte para a PD caiu apenas 20-25%, e a ala esquerda do partido se separou.

Hoje, o primeiro partido líder em pesquisas de opinião é o movimento insurgente e populista de cinco estrelas (M5S), liderado pelo comediante Beppe Grillo (embora o seu primeiro candidato oficial do primeiro ano seja Luigi Di Maio, um inexperiente de 31 anos).   A M5S amadureceu desde a sua fundação há cinco anos, quando o seu documento central foi reduzido a "uma praga em todas as suas casas". Desde então, moderou sua oposição ao euro.   E com apoio em cerca de 26 a 29%, continua a ser popular, apesar do seu baixo desempenho no governo da cidade de Roma.

O problema para a M5S é que, devido a uma nova lei eleitoral, terá que ganhar cerca de 40% do total de votos para garantir uma maioria parlamentar.   Considerando que a representação proporcional determinará dois terços dos assentos na câmara baixa, um terço será decidido pela votação do primeiro-passado nas circunscrições de membros únicos, onde o M5S provavelmente perderá, porque não está disposto nem capaz de formar as alianças eleitorais necessárias para assegurar maiorias.

De facto, o grupo de partidos que se beneficiará mais com o sistema eleitoral atual será o único que conseguiu forjar um pacto pré-eleitoral com outras partes: o centro liderado por Berlusconi direito.   Como ele demonstrou com suas vitórias eleitorais em 1994, 2001 e 2008, a maior força de Berlusconi sempre foi construindo alianças.   E, como nessas eleições, seu próprio partido, Forza Italia, terá como principal parceiro a liga separatista, anti-imigrante e eurozética do Norte.

Claro, não será toda a vela suave para Berlusconi.   Ele terá que navegar o complicado processo de concordar com candidatos conjuntos com o líder energético e ambicioso da Liga Norte, Matteo Salvini - que tem o próprio olho na liderança de centro-direita - e com o terceiro parceiro menor do grupo: a direita Irmãos da Itália.

Ainda assim, as coisas estão bem para Berlusconi até agora.   A Forza Italia está votando em cerca de 16%, o que é um pouco maior do que o apoio da Liga Norte, mesmo que esteja bem abaixo do apogeu da festa, quando elesulou acima de 25%.   E o centro certo provavelmente se beneficiará da ira dos eleitores sobre os influxos de refugiados e migrantes, e do medo do público pelo potencial disruptivo do M5S.   O vento está às suas costas.

Por sua parte, Berlusconi se lançou como um estadista mais velho - mesmo um par de mãos seguras.   Ele suavizou sua imagem, falando para pensionistas e professando um novo interesse em direitos dos animais.   E, por último, mas não menos importante, ele ainda é um ativista estelar que pertence às principais estações de TV comercial do país.

Garantir uma maioria absoluta seria uma ordem alta para o grupo de Berlusconi; Mas não é impossível.   De qualquer forma, uma forte exibição seria um retorno para o velho showman - o que é precisamente o que ele sempre curtiu.   Se sua coalizão de centro-direita ganhar uma maioria, ele escolherá diretamente o primeiro-ministro; mais provável, ele será o principal jogador nas negociações sobre um grande governo de coalizão de partidos de centro-direita e de centro-esquerda.

O mais notável de todos, qualquer cenário seria amplamente considerado como um resultado estável e respeitável, em comparação com a alternativa mais provável: um governo minoritário liderado pelo M5S.   Poderia Berlusconi ser o salvador político da Itália?   Não o descarte.

Bill Emmott

Bill Emmott é um ex-editor-chefe da   The   Economist.

 

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome