Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Trump está fortalecendo os radicais do Irão

20-10-2017 - Abbas Milani

STANFORD - Os Estados Unidos e o Irão raramente concordaram em como proceder com negociações nucleares ou outros elementos de suas relações bilaterais.  Mas as sinergias e semelhanças entre duas facções - os líderes da linha dura iraniana e os falcões da atual administração dos EUA - são tão contraditórias quanto profundas.  Na verdade, a nova estratégia iraniana de Donald Trump  deu radicais em razão de Teerã para comemorar, como eles encontraram no presidente dos EUA um aliado involuntário em sua busca pelo domínio político.

A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de prosseguir uma política mais agressiva do Irão, ressalta o mal entendimento de seu governo sobre o regime iraniano. O restante do acordo nuclear de 2015 não só aumentaria as tensões regionais; Isso também encorajaria as pessoas de linha dura que os EUA têm procurado conter.

Durante anos, os "radicais conservadores" do Irão - um conceito que combina o conservadorismo extremo em questões de fé e filosofia com visões radicais sobre a violência - argumentaram que a negociação e a aproximação com os EUA são tolas e inúteis. Os EUA, acreditam esses intransigentes, só interessam em mudanças de regime e lutam contra o Islã na região.

Esta visão levou o Irão a alinhar mais estreitamente com a Rússia e a China. Mas, como as sanções relacionadas com o ataque nuclear nos últimos anos trouxeram a economia iraniana à beira do colapso, os conservadores iranianos foram forçados a negociar de boa-fé com a comunidade internacional.

Mesmo sem sanções, a economia iraniana teria sofrido uma forte tensão. A corrupção e a má gestão, juntamente com os desafios estruturais e externos - como a queda dos preços do petróleo, a escassez de água e o envelhecimento da população desempregada - já haviam enfraquecido o crescimento económico. O fato de que a China e a Rússia se juntaram à mais recente medida de sanções tenha tornado menos sustentável a posição dos radicais.

Mas se as linhas duras do Irão ficaram frustradas com as negociações anteriores, sua decepção desapareceu ontem. A tentativa da Trump de desafiar o acordo nuclear de 2015 - formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto ou JCPOA - lhes deu uma vitória imprevista. Embora as sanções mais eficazes já tenham sido levantadas, e é improvável que sejam reimpostas, os conservadores do Irão ganharam pontos políticos que podem usar contra os seus adversários em casa.

No Irão, uma poderosa coligação de forças moderadas - que vão desde reformistas e dissidentes até actores da sociedade civil - defendeu por muito tempo uma política externa mais envolvida. Cuidados com a influência da Rússia e incertas sobre as intenções da China, essas forças apoiaram uma orientação ocidental contínua em laços econômicos e políticos. Moderados defendeu uma política externa mais responsável e uma cautela no programa nuclear do país. E eles procuraram aprofundar os laços com a diáspora iraniana, na esperança de que relacionamentos mais próximos pudessem ajudar a resolver alguns dos desafios económicos mais assustadores do Irão.

Os moderados iranianos entenderam que o acordo nuclear alcançado com a comunidade internacional era falho. Mas eles o apoiaram, no entanto, na esperança de alavancá-lo para mais liberdade em casa. O presidente Hassan Rouhani prometeu uma versão doméstica do acordo para curar as feridas políticas do Irão e para enfrentar ainda mais os seus problemas económicos. Essa promessa refletiu o esforço mais amplo de Rouhani para desafiar e reduzir o poder do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, que está enraizado no controle do IRGC de grandes faixas da economia iraniana. Agora, com o movimento de Trump, a agenda de Rouhani, e a de toda a coalizão moderada, estão em perigo.

A maioria dos Estados Unidos que apoiaram o acordo nuclear também estava ciente de suas falhas. Mas eles viram o acordo como uma oportunidade para envolver iranianos que se opõem aos radicais conservadores. Os apoiantes americanos acreditavam que a vitalidade da sociedade civil e das mídias sociais iranianas era bom para o país e esperava que um Irã que estava aberto aos mercados globais se tornaria politicamente mais liberal.

Os críticos do acordo afirmam que o teste do Irão de mísseis balísticos continuou sem cessar depois que o JCPOA foi promulgado. Mas é uma loucura pensar que os EUA podem controlar as atividades nucleares e regionais do Irã, caminhando unilateralmente. Na verdade, o objetivo final do acordo - diminuir o enriquecimento do urânio e interromper os testes nucleares - parece ter funcionado. Seja qual for o problema que o Trump tenha com o acordo, vale a pena lembrar que nenhum país pode consertar o que rejeitou. E rejeitar o JCPOA apenas incentivaria o regime iraniano a retomar as atividades que o acordo deveria conter ou restringir.

O desafio de Trump para o JCPOA provavelmente incentivará outros comportamentos atrozes também. Uma das razões para os shenanigans regionais dos radicais - como apoiar milícias no Iémen, na Palestina e no Líbano - é a crença de que o confronto com os EUA ou Israel é inevitável. Forças de procuradores como o Hezbollah são, dessa perspectiva, uma ferramenta para impedir a agressão ou a implantação quando a luta começa.

É verdade que os proxies do Irão não colocaram suas armas como resultado do acordo nuclear. Mas as tensões com os EUA diminuíram. Agora, após o enfrentamento de Trump, a possibilidade de confronto entre o Irão e os EUA retornou, o que apenas encorajará a determinação das forças de procuração do Irão.

A revogação unilateral dos EUA da JCPOA é, em suma, a pior das opções políticas. Não importa o que Trump diga, há muitas pessoas no Irã e os EUA, que compartilham essa visão.

ABBAS MILANI

Abbas Milani, pesquisador e co-director do Projecto Democracia do Irão na Hoover Institution, é Director de Estudos Iranianos na Universidade de Stanford.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome