Dívida interna da Espanha chega a seu maior nível em séculos
26-08-2016 - RT News
A dívida aumentou 4.7% em junho comparado a um ano atrás quando equivalia a 1,057 trilião de euros. O valor é equivalente a 100.9% da produção do país.
A dívida nacional da Espanha alcançou €1.1 trilião ($1.24 trilião) em junho, o maior nível desde 1909, de acordo com dados divulgados pelo Banco da Espanha.
A dívida soberana tem continuado com sua ascensão resoluta desde 2008, quando representava 39.4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
A dívida aumentou 4.7% em junho comparado a um ano atrás quando equivalia a €1,057 trilião. O valor, equivalente a 100.9% da produção do país, está bem acima do objetivo projetado para o ano atual.
Madrid está mirando em 99.1% da dívida para o PIB até o final de 2016, depois do total de 99% do ano passado.
O ministro da Economia alegou que continuava no caminho para alcançar os objetivos de fim de ano, disputando os dados.
“Existem grandes variações sazonais que devem ser levadas em consideração”, disse o ministro, adicionando que o aumento da dívida pública está desacelerando desde 2013.
Mesmo com bloqueio do parlamento e o aumento da pressão por parte da Comissão Europeia para frear os níveis das dívidas pública e privada, a economia espanhola está crescendo em um dos níveis mais altos da zona do euro, com a previsão de crescimento para o ano atual aumentando de 2.7% para 2.9%, segundo a Reuters.
O primeiro-ministro, Mariano Rajoy, segundo relatos, se baseia nesse ciclo de crescimento significante, na esperança de que irá ajudar a Espanha em alcançar seus objetivos de redução de déficit para esse ano.
Ainda esse mês, o país evitou sanções da União Europeia por falhar em alcançar objetivos do déficit orçamental.
Voltar |