China proíbe visita de parlamentares britânicos a Hong Kong
05-12-2014 - N.A.
Uma delegação composta por parlamentares britânicos, que iria iniciar uma avaliação das relações bilaterais entre o Reino Unido e Hong Kong (no âmbito do progresso da democracia no território), foi proibida, por parte do Governo chinês, de entrar na ex-colónia.
“Fui informado, pela embaixada chinesa, que se tentarmos viajar para Hong Kong teremos a entrada recusada”, declarou o presidente da Comissão de Assuntos Externos, Richard Ottaway, em comunicado.
“Somos um comité de membros eleitos do Parlamento de uma nação democrática, queremos avaliar o trabalho diplomático britânico em Hong Kong. O Governo chinês está a agir de forma abertamente conflituosa ao recusar o nosso acesso e, consequentemente, ao impedir a realização do nosso trabalho”, acrescentou o responsável britânico.
Por sua vez, a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, disse que, tendo em conta que Pequim é responsável pelos assuntos externos de Hong Kong, tem todo o direito de decidir quem pode entrar no território.
Do mesmo modo, acrescentou que “a China já disse muitas vezes à Grâ-Bretanha que se opõe à ida da chamada delegação da Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento britânico a Hong Kong”.
Este impasse diplomático ocorre numa altura em que milhares de manifestantes pró-democracia enchem as ruas da ex-colónia britânica, envolvendo-se em confrontos com a polícia, e apelando à realização de eleições transparentes e livres em 2017.
Fonte: Reuters
Voltar |