Trump goza com oferta de Putin para mediar a guerra entre Israel e Irão
20-06-2025 - Yurii Stasiuk
“Vladimir, vamos mediar a Rússia primeiro, você pode se preocupar com isso depois”, diz o presidente dos EUA.
O presidente dos EUA, Donald Trump, não quer que o líder russo Vladimir Putin seja mediador no conflito Israel-Irão antes de encerrar a guerra do Kremlin na Ucrânia.
Moscovo se ofereceu repetidamente para negociar o fim da escalada dos ataques com mísseis que Israel e Irã estão realizando . Mas, embora Trump tenha dito anteriormente que estaria "aberto" a Putin como mediador, ele mudou de ideia na quarta-feira.
"Ele se ofereceu para ajudar a mediar. Eu disse: 'Faça-me um favor, medie você mesmo. Vamos mediar a Rússia primeiro, ok?'", disse Trump a repórteres na Casa Branca. "Eu disse: 'Vladimir, vamos mediar a Rússia primeiro, você pode se preocupar com isso depois.'"
A Rússia é uma aliada próxima do Irão: Teerão forneceu drones militares a Moscovo para atacar a Ucrânia e, em troca, recebeu ajuda para seu programa nuclear civil. O Kremlin também mantém relações próximas com Israel, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, visitou Moscovo com frequência antes de 2022, o que poderia colocar Putin em posição de mediador de poder na região.
No entanto, líderes europeus apontaram a hipocrisia na busca de paz de Putin no Médio Oriente, onde ele recentemente perdeu um importante aliado regional quando rebeldes derrubaram o governante sírio Bashar Assad em Dezembro.
"Não acredito que a Rússia, que agora está envolvida num conflito de alta intensidade e decidiu não respeitar a Carta da ONU há vários anos, possa ser uma mediadora", disse o presidente francês Emmanuel Macron no domingo.
Trump está considerando seriamente a se juntar ao ataque israelita ao Irão, enquanto Netanyahu prometeu intensificar os ataques ao Irão em resposta a um ataque de míssil a um hospital israelita na manhã de quinta-feira.
Voltar |