Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

UE planeia adoçantes para afastar países da Rússia e da China

28-04-2023 - Jacopo Barigazzi

Um briefing confidencial mostra os planos individualizados da UE para reconquistar - ou não perder - quatro 'países prioritários' nas bordas da aliança ocidental.

A UE está planeando como fazer amigos e influenciar pessoas – em outros países.

No início desta semana, funcionários da UE divulgaram um briefing confidencial, obtido pelo POLITICO, que detalha vários planos individualizados para reconquistar - ou não perder - quatro "países prioritários" principais que estão à margem da aliança liderada pelo Ocidente tentando isolar a Rússia, armar a Ucrânia e constranger a China.

Os países: Brasil, Chile, Nigéria e Cazaquistão.

O documento indica onde – e como – a UE pensa que pode progredir em cada um deles. Espera-se a invocação de possíveis acordos comerciais, mas o documento vai muito além disso, sugerindo ofertas personalizadas que a UE pode fazer em energia, migração, desenvolvimento económico ou coordenação de segurança. O foco está claramente nas cenouras, não nos palitos.

O objectivo não declarado: conseguir mais amigos e construir uma economia de próxima geração sem se aproximar de autocratas. De fato, a Rússia e a China pairam sobre todo o documento, com várias menções ansiosas sobre a influência global ou o comportamento desestabilizador dos países.

“Encontramo-nos num ambiente geopolítico competitivo: não só uma batalha de narrativas, mas também uma batalha de ofertas”, defende o documento. “Precisamos melhorar nossa oferta e estreitar nosso relacionamento com eles.”

Os ministros das Relações Exteriores da UE devem discutir a estratégia em uma reunião na segunda-feira em Luxemburgo.

É, disse um alto funcionário da UE, “uma enorme reorientação … da maneira como fazemos política externa – não de nossa política externa, é claro, mas da maneira como a fazemos”.

O memorando mostra como, catorze meses após o início da guerra na Ucrânia, a UE ainda está lutando para expandir sua influência. Embora a coalizão central do Ocidente tenha permanecido notavelmente sólida na guerra, as autoridades têm lutado para fazer incursões mais amplas na América Latina, África e Ásia - especialmente em face dos bilhões que a China está espalhando.

“Não é ciência de foguetes, mas é bom que agora esteja sendo reunido em uma estratégia um tanto coerente”, disse um diplomata. O “objectivo final”, acrescentou o diplomata, “seria propor de alguma forma uma alternativa que pudesse ser mais atraente do que a que a China oferece”.

Os quatro

De muitas maneiras, é fácil entender por que os quatro países estão na lista.

Cada um representa um ponto de apoio potencial da UE em regiões onde os aliados ocidentais estão competindo por influência (e recursos) com a Rússia e a China. Brasil e Chile estão na América Latina, rica em matérias-primas; A Nigéria é uma potência económica na África Ocidental; O Cazaquistão detém petróleo e gás na Ásia Central.

Esses factores são explicitados em uma grade de dois por dois para cada país que lista os “interesses da UE” no país, os “interesses” do país e, em seguida, os “desafios” e as “oportunidades”.

A América Latina encabeça a lista, com o Brasil e o Chile listados em primeiro lugar.

“Há uma firme convicção entre nossos líderes”, disse um segundo alto funcionário da UE, “de que a América Latina e o Caribe são a chave”. A região, acrescentou o funcionário, compartilha amplamente “nossos princípios democráticos” e “a crença de que você deve defender o sistema multilateral”.

No Brasil, a UE vê uma abertura com a recente mudança do nacionalista de extrema-direita Jair Bolsonaro para Luiz Inácio Lula da Silva, um veterano de esquerda latino-americano.

“O actual governo mostra sinais de vontade de intensificar a cooperação”, diz um resumo.

O Brasil quer “ser reconhecido e tratado como um actor global”, acrescenta o documento posteriormente, e busca “melhorar o acesso ao mercado da UE para produtos agrícolas”. Lula sinalizou isso ao receber o chanceler alemão Olaf Scholz no Brasil em Janeiro. Mas a visita de Scholz também mostrou os “desafios” que a UE sente que enfrenta no país, quando Lula rejeitou sem rodeios o apelo da Alemanha de que o Brasil apoie Kiev com armas e munições.

“Se um não quiser, dois não podem lutar”, disse Lula a repórteres, insinuando que a Ucrânia também desempenhou um papel na invasão da Rússia.

O documento preocupa-se com o fato de a UE “estar preocupada” com essa postura, bem como com a “falta de entrega do Brasil sobre clima, meio ambiente e aprovação sanitária dos produtos da UE”. Também expressa desconforto sobre a “pegada da China” na tentativa do Brasil de aderir a um acordo internacional da Organização Mundial do Comércio.

O caminho para a UE, argumenta, começa com o comércio. O bloco está tentando reviver o acordo comercial do Mercosul há muito parado com os países da América do Sul e vê o Brasil como vital para o esforço. O memorando observa que o Brasil é a favor do acordo e, sob Lula, quer ser “reconhecido e tratado como um actor global”.

E, diz o memorando, o Brasil não quer depender da Rússia e da Bielorrússia para seu fertilizante – outra abertura para a UE. Isso leva a UE a se concentrar em “transições verdes e digitais” com Lula.

Indo para o sul, o próximo alvo da UE é o Chile, que também elegeu recentemente um líder de esquerda em Gabriel Boric. Embora o documento expresse preocupação de que “a extrema esquerda do Chile questione os acordos comerciais”, ele vê o Chile como um aliado nas “políticas verdes” e como uma “voz de forte apoio à Ucrânia”.

E, acrescenta, o Chile está “interessado no modelo de estado de bem-estar da UE” – aparentemente uma referência às tentativas contínuas do país de redigir uma nova constituição.

No entanto, a China também está entrando no país, diz, instando a UE a “reduzir a crescente influência da China no Chile” e argumentando que o Chile quer se relacionar com a UE “como uma alternativa ao dilema EUA-China”.

Para combater isso, o memorando sugere a finalização de um acordo económico UE-Chile de redução de tarifas, que os negociadores concluíram em Dezembro passado, mas ainda precisa ser examinado legalmente e traduzido antes que possa ser ratificado. O Chile, diz o documento, expressou “aborrecimento com os longos e complexos procedimentos internos da UE” que atrasam o acordo.

Ásia e África, também

Na Ásia, o documento se concentra no Cazaquistão, com ênfase particular no efeito cascata das sanções da UE no país.

Um grande interesse da UE no Cazaquistão, diz, é “garantir que não haja evasão de sanções internacionais” contra a Rússia através do país. E o Cazaquistão, por sua vez, quer evitar enviar seu petróleo bruto pela Rússia e “exportar mais petróleo para a UE”.

A UE pode ajudar aqui, argumenta, observando que o país deseja activamente mais cooperação da UE, mais visitas de alto nível de funcionários da UE e até mesmo “apoio público da UE para sua agenda de reformas”.

O objectivo do Cazaquistão, argumenta: “Permanecer uma plataforma de mediação confiável entre o Oriente e o Ocidente”.

O documento informa que o Cazaquistão está buscando viagens sem visto para seus cidadãos e sugere que a UE poderia fechar um acordo de serviços aéreos em toda a UE com o país.

Facilitar a entrada legal na UE também é um ponto central na secção do documento sobre a Nigéria, a maior economia da África.

O memorando diz que a Nigéria vê a UE “como um espaço fechado com políticas rígidas de vistos” que carece de “abertura na migração legal”. A Nigéria está buscando “mais oportunidades de migração legal” e regras de visto mais flexíveis. Além disso, observa, o novo governo recém - eleito da Nigéria permite “um novo engajamento”.

No entanto, previsivelmente, o documento diz que os interesses da UE na Nigéria são “particularmente em retornos e readmissões” e menos em migração legal.

Então, em vez disso, ela pressiona as autoridades a combinar o alcance na frente humanitária e migratória com a construção de contactos económicos em áreas como investimentos em energia, onde a Nigéria está buscando dinheiro da UE. Os dois lados, observa, também estão trabalhando em um acordo de readmissão para migrantes e em um pacto de energia que pode se concretizar “nos próximos meses”.

Como argumentou um terceiro funcionário da UE, a UE deve começar a fundir todas essas vias ao cortejar outras.

“Nesta era de geoeconomia, a UE terá que ser menos ingénua e mais preocupada com a segurança económica”, disse o funcionário. “Isso exigirá um uso mais estratégico e combinado de toda a panóplia de ferramentas disponíveis.”

Não será fácil.

“Isso só pode funcionar se houver uma mudança de mentalidade e formas de trabalho mais colaborativas”, acrescentou o funcionário.

Fonte: Politico

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome