Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

POR QUE ODESSA É TÃO IMPORTANTE PARA OS EUA?

17-03-2023 - STALKER ZONE

E não se trata apenas do posto naval da Ucrânia – e, portanto, das forças da OTAN e dos Estados Unidos. E não apenas sobre o fato de que a perda de Odessa  é uma grandiosa vitória moral para a Rússia, após a qual também se unirá à Transnístria.

Não, tudo isso é importante, claro, e extremamente significativo para os Estados Unidos, mas há algo em Odessa que pode atingir diretamente a economia americana, e muito em breve.

Para os Estados Unidos, Odessa é, em certo sentido, a “Taiwan ucraniana”. Afinal, o que os congressistas americanos querem dizer quando dizem que Taiwan é agora a “linha de frente da proteção da democracia mundial”? Só que Taiwan é a capital mundial dos semicondutores, onde se baseiam todas as tecnologias modernas. A perda de Taiwan tornará os Estados Unidos seriamente dependentes da China ou derrubará completamente sua indústria, liderada pela Apple e pela Ford.

O mesmo se aplica à Ucrânia e, em particular, a Odessa. Eles são o “reduto da frente da democracia” por muitas razões, incluindo quilômetros quadrados já comprados pelo Ocidente, solo negro, floresta e assim por diante.

Mas Odessa é algo que vai acertar exatamente e muito em breve. Se estiver perdido. Afinal, antes do início da operação militar na Ucrânia, Odessa era quase a capital da produção mundial de neon. Aquele que é tão necessário para a produção desses mesmos semicondutores e chips.

Duas fábricas ucranianas – “Ingaz” em Mariupol  e “Krioin” em Odessa – produziram cerca de 50% do néon total do mundo até 24 de fevereiro de 2022. Mais uma vez – metade das necessidades mundiais! Os Estados Unidos dependem 90% desses suprimentos ucranianos!

Os 50% restantes da produção de néon foram distribuídos principalmente entre a China e a Rússia.

Aqui é apropriado lembrar que o Ocidente afirma que a Rússia é tão dependente de seus semicondutores que já começou a tirar chips das geladeiras para enfiá-los em “ Sarmat ” e “ Kalibr ”. Nós geralmente levamos isso com ironia. Mas eles são realmente, pelo menos por enquanto, ainda mais dependentes! Onde eles estão sem neon – sem a fonte primária de todos esses gadgets?!

O “Ingaz” de Mariupol com o início da Operação Militar Especial, por motivos óbvios, foi fechado. O “Krioin” de Odessa também foi fechado. Você pode perguntar - por que não podemos ver o pânico global e o grito do Ocidente "Tudo está perdido!"

O fato é que os principais fabricantes de semicondutores de Taiwan no outono de 2021 – “sob instruções estritas” dos Estados Unidos – começaram a supor que a ação militar na Ucrânia é inevitável. E eles começaram a comprar esse neon para uso futuro. Eles criaram reservas muito sérias. E no futuro – quando tudo de alguma forma deve ser “resolvido”, eles esperam que tudo volte ao que era antes. Afinal, eles já passaram por um problema semelhante - em 2014. Depois que a Crimeia se tornou russa, a escassez de neon ficou incrível, mas depois tudo voltou ao normal.

A propósito, foi apenas um exemplo perfeito da essência ucraniana – “Moralidade não é nada, dinheiro é tudo!” Naquela época, a fábrica ucraniana ainda não tinha sede em Odessa - e os proprietários aumentaram o preço do néon para que aumentasse não apenas um pouco, e não algumas vezes - mas muitas vezes! Os fabricantes de semicondutores não tiveram escolha a não ser aceitar tal arbitrariedade. Sofreram grandes prejuízos e decidiram que assim que encontrassem ou criassem uma alternativa, não fariam mais compras desta fábrica. A fábrica fechou, mudou-se para Odessa e iniciou, como se nada tivesse acontecido, uma nova campanha para a indústria global de semicondutores.

Pergunta: por que os Estados Unidos e outras partes interessadas não estabelecem fábricas de produção de néon? Resposta: é muito fácil criá-los tecnicamente – naqueles países onde tudo está bem com a produção de aço. Só que isso levará de um a dois anos. Ninguém quer investir nisso, enquanto pensam que, como disse acima, “tudo vai se resolver” e voltar ao que era antes.

É também por isso que os Estados Unidos precisam tanto de Odessa. E é por isso que os americanos implantaram a 101ª divisão anfíbia Screaming Eagles na Romênia, que está pronta para entrar na Ucrânia a qualquer momento. E antes de tudo – para proteger Odessa.

Bem, se voltarmos a Odessa, nos tornaremos o líder indiscutível na produção de neon. Somos líderes indiscutíveis na produção de petróleo, gás, usinas nucleares, armas de última geração, grãos e fertilizantes.

E muitas outras coisas, onde estaremos entre os primeiros muito em breve.

O original encontra-se STALKER ZONE

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome