Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O MASSACRE DE BOUCHA

15-04-2022 - Jason Michael McCann

No dia 3 de Abril de 2022, Oleksiy Arestovych, conselheiro sénior do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, que atualiza regularmente na televisão sobre os desenvolvimentos da guerra, apareceu na UA-TV - Ukrinform, a emissora estatal ucraniana - para informar o público sobre o terrível massacre de civis nas cidades de Boutcha, Irpin e Hostomel, a noroeste de Kiev. As forças russas, de acordo com os compromissos assumidos durante a última rodada de negociações, retiraram-se desta área de Kyiv Oblast, permitindo que as forças armadas ucranianas recuperassem o controle dessas cidades. No final da noite de sábado, começaram a circular imagens do que Arestovych descreveu como um "filme de terror pós-apocalíptico" - até trezentos corpos de civis ucranianos assassinados em ruas públicas, porões e covas rasas.

No The Kyiv Independent, Olga Rudenko escreveu em um artigo publicado às 2h21 (3 de abril) que assim que as forças russas começaram a se retirar da área, "fotos e vídeos horríveis começaram a chegar" que "pareciam provar que As forças russas realizaram assassinatos direccionados e organizados de civis em Boutcha". Às onze e meia da manhã, Valentyna Romanenko deu mais detalhes sobre essas atrocidades no Ukrayinska Pravda, em um artigo intitulado: "Você queria outra Srebrenica?", ligando esses crimes ao genocídio de oito mil homens muçulmanos bósnios em 1995 na Bósnia. Citando Mykhailo Podoliak, o conselheiro do chefe do gabinete presidencial, que disse que porque o mundo ocidental não queria provocar a Rússia, ele teve o horror absoluto e indescritível da desumanidade em Boutcha, Irpin e Hostomel:

Centenas, milhares de pessoas assassinadas, mutiladas, estupradas, amarradas, estupradas novamente e depois mortas. Centenas, milhares de civis ucranianos. Assassinado com brutalidade particular.

Fotos postadas nas páginas de mídia social de Podolak e em jornais de todo o país confirmaram essas cenas apocalípticas de brutalidade selvagem. Pessoas executadas contra paredes com as mãos amarradas nas costas, corpos deitados em vias públicas em toda a cidade de Boutcha, membros emergindo do que parecem ser valas comuns. Restos carbonizados espalhados sobre os destroços retorcidos de veículos e equipamentos destruídos e carbonizados, mãos manchadas de esmalte e rostos ensanguentados por vários ferimentos de bala. O horror estava lá para o mundo inteiro ver. Duas horas inteiras antes da mídia ucraniana noticiar, Louise Callaghan havia publicado a história completa na edição online do Sunday Times na Grã-Bretanha, e às cinco horas da manhã o artigo da Wikipedia estava online "O massacre de Boutcha foi um massacre de civis na cidade ucraniana de Boutcha por tropas russas envolvidas na invasão da Ucrânia em 2022".

Todos os fatos foram apurados. As pessoas na Europa Ocidental teriam todos os detalhes, todas as fotos sangrentas e o número de vezes que cada vítima foi estuprada antes de ser baleada antes de ir para a cama e na Ucrânia seria bem na hora do café da manhã. Não só esta história seria a notícia do dia - saturando todos os noticiários de Los Angeles a Berlim, esta história seria o fato do dia.

Mas é uma história estranha. Não faltam provas fotográficas do resultado. Ninguém pode contestar que centenas de civis foram massacrados nas ruas de suas cidades. Todos nós podemos ver. Sabemos que isso aconteceu. No entanto, desde o início deste conflito, a mídia tem enfatizado que esta guerra está ocorrendo no "mundo civilizado". Cada momento desta guerra é filmado por pessoas comuns. Não há um único vídeo desse crime em massa, nem um único clique, nem uma única actualização de mídia social, nem uma única mensagem de texto, nada. A primeira vez que alguém em qualquer lugar ouve falar desse crime vergonhoso e muito público é quando é publicado nos jornais. Em Mariupol, uma cidade completamente cercada pelas forças russas, os moradores usam o Skype para entrar em contacto com a mídia na Grécia. Mesmo no sul e no leste do país ocupados pelos russos, cidadãos comuns estão filmando o que os russos estão fazendo e o que as forças ucranianas estão fazendo com os russos. No entanto, a alguns quilómetros ao norte de Kiev, durante um ataque horrível e prolongado à população civil, não temos nada além de silêncio até que a imprensa receba a história. É estranho.

Há algo ainda mais estranho. A cobertura da mídia nos dá a impressão de que os soldados ucranianos que avançam por essas cidades satélites de Kiev enfrentam esse horror. A maioria das fotos que mostramos claramente a natureza pública desses crimes. Qualquer um que fosse a Boutcha ia ver a cena do crime. Nada disso estava escondido. Foi exactamente isso que Rudenko escreveu: assim que as forças russas começaram a se retirar da área, fotos e vídeos horríveis começaram a chegar. Presumivelmente, portanto, as forças russas começaram a se retirar de Boutcha no final da noite de sábado, 2 de Abril, e as fotos começaram a chegar a Rudenko e seus colegas do The Kyiv Independent logo depois. Mas não, não foi isso que aconteceu.

As forças russas começaram a deixar Boutcha Irpin e o Hostelel na tarde de quarta-feira, 30 de Março, três dias antes que esses vídeos e imagens horríveis começassem a "fluir" na mídia ucraniana. Os militares russos deixaram inteiramente a cidade de Boutcha às 16h31 do dia 1º de Abril, porque foi então que Anatoliy Fedoruk, prefeito de Boutcha, ficou em frente à prefeitura e declarou a "libertação" da cidade e publicou na página oficial do Facebook da Câmara Municipal de Boutcha. Portanto, é lógico que os sobreviventes do massacre e os soldados ucranianos que chegaram teriam visto as cenas horríveis nas ruas e as relatado – mas não. Na verdade, Fedoruk não diz nada sobre os corpos espalhados pelas ruas em seu discurso de libertação online. Só vinte e quatro horas depois é que um massacre foi levado ao conhecimento da imprensa. Estranho.

Claramente temos algumas horas para preencher aqui. Os russos partem na tarde de 30 de Março, nenhum relato de massacre vem da cidade - nem mesmo do prefeito que está de fato em Boutcha em 1º de Abril, e então na noite de 2 de Abril temos um massacre. Já se passaram mais de setenta e duas horas desde que alguém relatou um massacre e as forças ucranianas controlam a cidade. O prefeito está na cidade e os moradores estão voltando às ruas, e ninguém - ninguém - está falando sobre um massacre. Pode haver um vídeo ou dois, feitos por pessoas dirigindo pela cidade, em que os corpos são visíveis na estrada. Mas pode haver apenas três ou quatro, e é uma zona de guerra activa. É difícil associar esses vídeos a imagens posteriores de massacres em grande escala.

De acordo com o The New York Times, cujo fotojornalista Daniel Berehulak estava no terreno, uma das primeiras unidades ucranianas a entrar em Bucha foi o ultranacionalista Batalhão Azov. Durante uma viagem com o batalhão Azov, podemos ler o comentário que acompanha a foto:

“Nós vimos pessoalmente, eu vi pessoalmente. Que todo mundo saiba: Azov e Setor Direita nos matavam, simplesmente. Entenderam?”, disse a refugiada Yekaterina Polozova, em vídeo onde diversos refugiados de Mariupol dão seus depoimentos.

Soldados ucranianos do Batalhão Azov caminham entre os restos de um comboio militar russo na cidade recém-libertada de Boutcha no sábado, nos arredores da capital depois que os russos se retiraram. Os moradores locais levaram a comida distribuída pelos soldados ucranianos. Muitos não recebem comida, electricidade ou gás para cozinhar há mais de um mês. Moradores mais velhos estão perto de um corpo abandonado na calçada.

Durante toda a manhã de 2 de Abril, havia cadáveres, mas não o suficiente para sugerir um massacre. O New York Times não faz menção a um massacre de civis - e tem acesso à cidade e ao povo. A angústia é evidente e as pessoas, especialmente os idosos e enfermos, estão sofrendo muito. Mas não há indícios de massacre, com valas comuns, locais de execução, vítimas de estupro etc. Não, tudo isso está faltando. Em nenhum lugar da cidade Berehulak tem qualquer indicação de um massacre da população civil e, dado seu ódio ideológico aos russos, seria de se pensar que, se tal coisa fosse conhecida ou mesmo se circulasse um boato, os soldados do batalhão Azov teriam foi muito feliz em compartilhá-lo.

Uma coisa muito interessante aconteceu em 2 de Abril, horas antes de um massacre ser trazido à atenção da mídia nacional e internacional. O site online do Instituto Gorshenin, financiado pelos Estados Unidos e pela União Europeia, Лівий берег, anuncia que:

As forças especiais iniciaram uma operação de limpeza na cidade de Boutcha, na região de Kiev, que foi libertada pelas Forças Armadas da Ucrânia. A cidade está sendo limpa de sabotadores e cúmplices das forças russas.

O exército russo já evacuou completamente a cidade, o que sugere retaliação. As autoridades estatais vasculham a cidade em busca de "sabotadores" e "cúmplices das forças russas". No dia anterior, Ekaterina Ukraintsiva, representante da autoridade municipal, apareceu em um vídeo informativo na página do Telegram do Boutcha Live, vestida com uniforme militar e sentada em frente a uma bandeira ucraniana, para anunciar "a limpeza da cidade". Ela informou aos moradores que a chegada do batalhão Azov não significava que a libertação estava completa (mas estava, os russos se retiraram completamente) e que uma "limpeza completa" tinha que ser realizada. Antes de assinar, ela pediu aos moradores que ficassem em seus abrigos e não circulassem nas ruas. Aliás, essa mensagem foi divulgada nas redes sociais. Isso põe fim à ideia de que testemunhas dos massacres supostamente cometidos pelos russos não podiam se comunicar com o mundo exterior. Eles poderiam, e temos ampla evidência de discussões on-line dentro de Boutcha durante esse período - apenas, não temos evidências de um massacre.

Neste momento, em algum momento da tarde e início da noite de sábado, 2 de Abril, tropas do batalhão Azov e forças especiais do regimento SAFARI estão dentro da cidade e realizam uma operação especial de busca em busca de sabotadores e cúmplices. Parece que alguns civis vão ser mortos. A partir deste momento, há uma ausência quase total de nascentes no interior da Boutcha, com excepção de uma. Todas as outras pessoas da cidade foram expulsas das ruas e informadas de que uma operação militar ocorreria ao seu redor. Eles devem esperar mais tiros. Em seguida, uma fonte adicional, a única fonte da janela de tempo entre o início da operação de busca e a notícia de um massacre chegando na mídia: Sergiy Korotkikh, chefe da defesa territorial nazista em Boutcha, compartilhou no Telegram um curto vídeo mostrando tropas do Batalhão Azov marchando por uma rua deserta e um fragmento de conversa:

Esses caras, sem uma braçadeira azul, podemos matá-los?

Claro, porra!

Isso é tudo. O que sabemos então é que houve um massacre. Todas as evidências de vídeo e fotografia estão em Londres, Berlim, Nova York e Washington quando a noite cai e imagens horríveis estão chegando aos escritórios da mídia ucraniana em Kiev. Os fatos estão todos divulgados e uma página da Wikipedia está activa assim que a imprensa divulga a história. Este é um crime massivo contra a população civil perpetrado pelos militares russos. Mas o exército russo partiu vários dias antes, nenhuma investigação forense ou legal foi realizada e não há uma única testemunha ocular. Mas quem precisa do devido processo legal quando você está em guerra?

JASON MICHAEL MCCANN

“Jeggit” é o nom de plume  – e na maioria das vezes também o   nom de guerre – de Jason Michael McCann, um escriba escocês e independente que vive em Dublin. 

Jason estudou teologia na Pontifícia Universidade de Salamanca na Espanha, Hebraico e Estudos Bíblicos na Universidade de Dublin, Trinity College, e actualmente possui um MPhil em Raça Etnia e Conflito pela Escola de Sociologia do Trinity College. 

Ele dá aulas de história irlandesa e do Holocausto e ensina matemática de nível secundário de forma voluntária.  

Atualmente, ele publica o   Random Public Journal  , edita o  blog  Butterfly Rebellion   e é colunista regular da revista mensal de política e cultura escocesa   iScot Magazine .

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome