Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
 
Edifícios e envolvente

17-01-2014

Às particularidades do projecto do Museu Municipal de Almeirim acresceu o historial da sua arquitectura. O museu foi instalado em edifício pré-existente ao qual se imprimiram as soluções básicas necessárias à prossecução da função museal. Citando Francisca Hernández (1998)“O edifício dos museus é considerado como um dos elementos constitutivos destes e o suporte sobre o qual assenta a instituição museal.” (p. 165)[1]

O Centro Coordenador de Transportes Terrestres inaugurado em 29 de Setembro de 2001, pertencente à Câmara Municipal de Almeirim, situa-se numa zona da cidade onde se realizam actividades de dimensão regional, como feiras, touradas e eventos gastronómicos,oferecendo as condições estratégicas para atrair os públicos.

O Centro Coordenador de Transportes Terrestres divide-se em dois edifícios distintos que acolhem entre si os serviços pertencentes ao Museu Municipal de Almeirim, à Universidade Sénior de Almeirim e à Rodoviária do Tejo.[2] Desta forma, a área coberta do Museu Municipal de Almeirim é de aproximadamente 311 m 2, sendo que existe ainda toda a área circundante do Museu Municipal de Almeirim, vedada, que permite o estacionamento e o desenvolvimento de outras actividades no exterior.

No que concerne ao Museu, o edifício contempla: parque de estacionamento, recepção, loja, sala para exposição de longa duração; sala multifunções, sala de reserva, sala de Conservação Preventiva, gabinete de apoio ao Museu, sala de arrumos, cafetaria e instalações sanitárias.

Relativamente às acessibilidades e tendo em conta os aspectos da legislação em vigor[3], o Museu apresenta todas as condições de acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida. Localiza-se num espaço térreo, com portas de largura suficiente para o acesso de cadeiras de rodas; boas áreas de estacionamento com acesso a rampas, ao nível dos lancis dos passeios. Não existem de resto barreiras arquitectónicas ou outros obstáculos à circulação de pessoas.

Os edifícios que compõem o Museu Municipal de Almeirim são acima de tudo funcionais, adaptáveis às suas necessidades. Na filosofia da complementaridade que deve existir entre os recursos de que a autarquia dispõe e as necessidades do Museu, importa referir que o Museu dispõe igualmente da sala de espectáculos do Cine-teatro municipal, do auditório da Biblioteca Municipal e da galeria para exposições temporárias do Posto de Turismo onde podem ser desenvolvidas diversas actividades, nomeadamente, colóquios, reuniões e exposições temporária, para dar alguns exemplos.

Vista geral do exterior do edifício do Museu.

[1] Tradução da autora. No original: “El edificio de los museos está considerado como uno de los elementos constitutivos de éstos y como el soporte físico sobre el que descansa el museo institucional.” (Hernández, 1998: 165).

[2] Remetemos para Anexos ao capítulo 4, figura 4.2 para uma melhor compreensão do espaço, bem como da sua distribuição pelas três entidades enunciadas.

[3] Lei n.º 9/89, de 2 de Maio; Decreto-lei n.º 123/97, de 22 de Maio; Resoluções do Conselho de Ministros n.ºs 96/99 e 97/99, de 26 de Agosto e Resolução do Conselho de Ministros n.º 110/2003, de 12 de Agosto.

Milheiro*, Marta (2013) Contributos para uma candidatura à Rede Portuguesa de Museus – o caso do Museu Municipal de Almeirim (trabalho de Projecto para obtenção do grau de Mestre em Museologia).

*Licenciada em História da Arte e Mestre em Museologia pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa.

 

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome